Festa de Americana espera elite da montaria

Estrelado, desejado e extremamente competitivo. Conquistar a fivela de Americana é um sonho a ser realizado por todo e qualquer atleta. A Festa do Peão, que chega em sua 36ª edição, ostenta premiação invejável e disputas eletrizantes, exclusivas e que garantem destaque no cenário internacional.

Tão importante quanto homens e mulheres, os animais são um show à parte. Cavalos e touros brilham pela técnica, velocidade, temperamento e habilidade, ora em favor das mulheres nos três tambores, ora contra os homens, no cutiano e montaria em touros, deixando a performance dos atletas quase impossível de ser executada.

Eles somam fama, premiações, títulos, honrarias e carregam nomes bem peculiares. “Reza a Lenda”, “Avião das 9”, “Texano”, “Vida Loka”, “Mapa da Mina”, “Insano”, “Gatilho”, “Relíquia da Patroa e “Off-Line” são apenas alguns deles.

Parceira de Americana há 17 temporadas, a PBR (Professional Bull Riders), a maior liga de montaria em touros do mundo, assina a modalidade.

No primeiro final de semana, dias 7, 8 e 9 de junho, acontece a 21ª etapa do Campeonato Brasileiro. Na arena de Americana estarão os melhores atletas do ranking e os principais touros. Serão três dias, quatro rounds e premiação de R$ 80 mil. Na semana seguinte, 14, 15 e 16 de junho, a briga é por R$ 200 mil e o título de Iron Cowboy, competição exclusiva de Americana em toda temporada PBR.

As regras do torneio mais difícil da modalidade mudaram. Na sexta e no sábado, os atletas somam pontos que se devem exclusivamente à parada de oito segundos sobre o animal acrescido de somatória de nota entre a performance do homem e do touro.

No domingo, apenas os 20 melhores seguirão em busca do título. Serão quatro rounds ininterruptos. Dos 20 melhores, apenas 8 seguem para o segundo round. Os oito melhores buscam uma das quatro vagas no terceiro round. Posteriormente, os dois melhores avançam para a grande final.

A boa performance em Americana garante pontos no ranking nacional e internacional da entidade. Em 2023, a Festa do Peão de Americana recebeu da CNAR (Confederação Nacional de Rodeio) o título de “Melhor Premiação” da Montaria em Touros, fato que reforça a importância do evento no cenário mundial do esporte.

Beto Lahr, presidente do CCA: “A elite estará em nossa festa”

3 TAMBORES GERAM EXPECTATIVA OTIMISTA

Na Festa do Peão de Americana, em junho, as mulheres prometem brilhar e voar baixo nos três tambores, no primeiro final de semana com inscrições abertas, e no segundo com o Circuito RAM ANTT, principal campeonato do gênero, realizado pela Associação Nacional da modalidade.

As atletas competem na classificatória que acontece na sexta durante o dia. As 15 melhores no feminino e as cinco primeiras no mirim retornam à arena no período noturno para semifinal. Após o resultado, são somados os pontos da classificatória e semifinal.

As cinco melhores do feminino e as três do mirim garantem vaga para a final de domingo. No sábado, o público conhecerá mais cinco finalistas do adulto e três do mirim para a grande disputa do domingo.

O cutiano, esporte 100% brasileiro, tem a expectativa de levar o público à loucura. Pela nova vez, Americana confirma mais uma etapa da Copa Rozeta Cutiano nos dias 14, 15 e 16 de junho. O duelo será entre os melhores competidores e os animais mais bem pontuados

“Particularmente, Americana é um sonho realizado. A elite do esporte estará aqui, competindo, buscando bater recordes e, claro, a tão sonhada fivela. Temos a consciência do que a Festa do Peão de Americana se tornou. Os atletas sonham competindo e nós, assistindo, vibrando a cada disputa”, disse Beto Lahr, presidente do Clube dos Cavaleiros de Americana.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: FotoPerigo