Americana disputa Brasileiro de Hóquei, em novembro

Treinamentos são realizados na quadra do Nova Americana

O hóquei sobre patins começou a ser praticado em Americana nos anos 1960, tornou-se referência nacional durante a década de 1970 e, como tudo que é bom um dia acaba, encerrou as atividades na primeira metade dos anos 1980. Após hiato de quase 40 anos, com boa parte dos jogadores que fizeram parte dos memoráveis times do Rio Branco e do Flamengo, eles voltaram agora em 2024…

Desde abril, o Hóquei Americana vem treinando de duas a três vezes por semana na quadra da Praça de Esportes Sebastião Barrera, no bairro Nova Americana. E os titios/vovôs resolveram ousar e vão disputar o Campeonato Brasileiro Master – Troféu Mauro Sponchiado -, que acontece no Ginásio Docão, em Sertãozinho, entre 13 e 16 de novembro deste ano.

Eles podem até não possuir a mesma vitalidade do passado, afinal, a grande maioria já passou dos 60 anos, mas motivação é o que não falta para encarar esse primeiro desafio após o retorno às quadras.

“A satisfação de reencontrar toda essa geração de amigos é enorme. Vamos nos esforçar ao máximo para buscar mais um título brasileiro deste esporte que é apaixonante”, comentou Edilson Tunussi, o Bolão, 63 anos, um dos articuladores do projeto.

O Brasileiro Master, além de Americana, terá as presenças de times de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte: PHC (Pernambuco), SHC (Sertãozinho), Veteranos, Natal, Confraria do Hóquei, Sul do Hóquei, Portuguesa de Desportos, Atlético Bauru, Teresópolis, Clube Paulista e Smar (Sertãozinho).

Escolinha

Além da volta do time master, o Hóquei Americana implantou uma escolinha da modalidade voltada a crianças e adolescentes. Sob comando do jogador Mario Nilton Pegorari, os treinamentos acontecem às segundas-feiras,  após às 18h30, na quadra do Nova Americana.

“A criançada tem comparecido em bom número às aulas. Pode ser que estejamos formando um nova geração de jogadores de hóquei”, disse Bolão. “A prefeitura tem nos dado apoio muito importante e só temos que agradecer”, frisou.

Bolão Tunussi é um dos jogadores do time master de Americana

Os jogadores

Goleiros

André Schineider

55 anos

João Padovani

61 anos

Defensores

Mário Nilton Pegorari

61 anos

Rodolfo Della Piaza

71 anos

Victor Alexandre

55 anos

Clodoaldo Rigo Junior

67 anos

Angelo Francisco Rigo

72 anos

Bruno Maiurro

61 anos

Armadores

Carlos Gusman Ferraz

64 anos

Edilson Tunussi (Bolão)

63 anos

Carlos Chiachio (Deco)

71 anos

Atacantes

Airton Ferreira

65 anos

Ailton Cucatti

65 anos

Newton Novaes

56 anos

Deniz Franco

63 anos