O JOGO

Surpreso, secretário festeja resultados nos Regionais

Com garotos, xadrez vai pontuar na competição em Itatiba

Com garotos, xadrez  ficou em 4º lugar e garantiu pontos importantes

Em virtude da crise financeira da prefeitura, o esporte de Americana ficou sem verba para manter muitos atletas e para contratar reforços como estava acostumado a fazer há muitos anos. Por causa disso, as perspectivas para a 58ª edição dos Jogos Regionais, em Itatiba, não eram das mais otimistas, já que a grande maioria das equipes teve de recorrer a atletas das categorias de base…

Num primeiro momento, o secretário de Esportes Mario Antonucci chegou a falar que o objetivo era evitar o rebaixamento à 2ª divisão. Antes mesmo do início das competições, semana passada, o dirigente já mostrava mais otimismo, porém, de maneira moderada, e dizia que a meta era terminar entre os cinco primeiros colocados.

Bastou a disputa começar para Antonucci se surpreender. Nesta sexta-feira (11), Americana está em terceiro lugar na classificação geral com 126 pontos. É verdade que os americanenses não têm mais nenhuma chance de lutar pelo título com Rio Claro, na liderança disparada com 215 pontos, mas já selaram presença no Top 5 dos Jogos Regionais e podem, dependendo de combinação de resultados, incomodar Hortolândia, que aparece na segunda posição com 136 pontos.

“Confesso que estou surpreso. E trata-se de uma grata surpresa. Os resultados estão acima das expectativas e só tenho que agradecer o esforço e o empenho de nossos atletas e de toda delegação”, falou o secretário. “Estou muito satisfeito, muito mesmo. Essa campanha aqui em Itatiba mostra que o trabalho das categorias de base em Americana é de qualidade e eficiente”, acrescentou Antonucci.

Das modalidades já encerradas em Itatiba, Americana foi campeã no basquete feminino e na ginástica artística masculina; vice no biribol, no ciclismo masculino e feminino, na ginástica artística feminina e ginástica rítmica, na malha e na natação masculina; e terceira colocada no atletismo masculino, no karatê feminino e no futsal masculino.

“Tivemos que nos preparar às pressas e mesmo assim as equipes estão superando a previsão inicial. E a classificação poderia ser ainda melhor se algumas modalidades tivessem vindo para cá, como xadrez feminino, taekwondo, capoeira e judô feminino. Só aí são uns 20 pontos que deixamos de marcar”, frisou o comandante do esporte de Americana.

Clique aqui e veja galeria de fotos

Os Jogos Regionais prosseguem até amanhã (12) e Antonucci espera somar mais alguns pontos importantes. “Entre as cinco (primeiras) já estamos. Vamos lutar para manter o terceiro lugar e, de repente, podemos buscar a segunda posição. É bastante difícil, mas, quem sabe, né…”, finalizou o secretário.

Independentemente da posição final em Itatiba, Americana tem presença garantida nos Jogos Abertos do Interior, que acontecem em Bauru, em novembro. O passaporte está carimbado desde o ano passado, quando a cidade foi campeã da 2ª divisão da principal competição esportiva entre cidades do Estado.

Americana tem direito de participar em todas as modalidades, mas não é certo que isso ocorra, já que é preciso que sejam feitos ajustes financeiro e estrutural em quase todas. Pelo regulamento, as equipes campeãs dos Jogos Regionais são obrigadas a disputar os Abertos.

Texto e foto: Zaramelo Jr. | Zara