O JOGO
  • -->

Separados por 1 ponto, Tite e Theo mantêm disputa acirrada

Theo e Tite durante sétima etapa do Pé de Chumbo, no San Marino, em Paulínia

Theo e Tite durante sétima etapa do Pé de Chumbo, no San Marino, em Paulínia

O filme visto até aqui nas sete etapas da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo praticamente seguirá o mesmo roteiro nas três rodadas que faltam para o fechamento da temporada 2018. Felipe Santo André e Theo Pioli Trevisani, que desde o início do ano monopolizam as atenções na briga pelo título, entram na reta final separados por apenas um ponto e, desta forma, deixam a disputa ainda mais acirrada.

Após a rodada da semana passada, em Paulínia, conforme estabelecido em regulamento, cada piloto descartou o seu pior resultado do ano. Assim, Tite é o líder do campeonato com 297 pontos. Theo vem no vácuo com 296. Dificilmente o título deixará de ficar com um deles, embora Giovanni Pamfílio, terceiro colocado com 259 pontos, e Rogério Pompermayer, quarto com 257, sigam com chances matemáticas de escrever seus nomes na galeria de campeões do PD´Chumbo.

As três etapas finais estão marcadas para os kartódromos Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina, no dia 19 de outubro; San Marino, em Paulínia, no dia 24 de novembro; e Nova Odessa, no dia 8 de dezembro. Agora, já não é mais permitido nenhum descarte e, por isso, qualquer ponto passa a ser decisivo.

“Tudo pode acontecer. A disputa está bem difícil e acredito que vai assim até o fim. Como há 57 pontos em jogo a cada rodada, o Giovanni e o Rogério ainda podem colar. Pra mim, tudo está em aberto”, disse Tite, campeão do Pé de Chumbo em 2016.

“Com a aplicação do descarte após a etapa em Paulínia, acredito que a briga fica mesmo entre eu e o Tite. Desde o começo do campeonato, sempre ficamos separados por uma diferença pequena de pontos e deve ser assim nesta reta final. Não tenho outra estratégia a não ser andar sempre à frente dele”, afirmou Theo.

“O Tite e o Theo abriram boa vantagem, mas tem muita coisa para acontecer. Em três etapas, são mais de 150 pontos envolvidos. Tenho que continuar fazendo o que tenho feito desde o começo e também contar com a sorte. Vamos entrar numa hora decisiva. Uma quebra, um acidente, tudo pode mudar. Sei que é difícil, principalmente porque os dois estão andando muito bem, mas não tem nada resolvido e acredito que ainda dá para chegar”, comentou Giovanni.

“No meu ponto de vista, é muito difícil chegar no Tite e no Theo. Não é impossível, mas é pouco provável que o título fuja de um dos dois. A não ser que aconteça algum problema e eles deixem de pontuar para ter alguma esperança. Meu objetivo é brigar pelo terceiro lugar e se conseguir, vou ficar bastante satisfeito. Será excelente resultado para quem teve um início de temporada bastante conturbado e com poucos pontos”, avaliou Rogério Pompermayer, campeão em 2015.

WILLIAM E OSWALDINHO SÃO PROTAGONISTAS DA LIGHT

O duelo pelo título da categoria Light da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo envolve, de forma mais efetiva, os pilotos William Saura, líder com 182 pontos, e Oswaldinho Nogueira, vice com 167. Cândido Neto (Garotinho), com 166 pontos, está com problema no ombro e deve ausentar-se das etapas finais. Se for à pista, tem chances matemáticas.

“Está (o campeonato) totalmente em aberto. Em uma bateria, tudo pode mudar. A diferença que tenho para o Oswaldinho não é nada confortável. Até me dá condição de correr com o regulamento, sem arriscar, mas não posso bobear, pois pode complicar. Estou confiante e vou andar com o máximo cuidado possível nas etapas que faltam para fechar a temporada”, falou William.

“A diferença de 15 pontos que o William abriu é grande e normalmente ele é mais rápido que eu. Isso torna a situação mais difícil, mas não impossível. Em Paulínia, por exemplo, já consegui andar bem próximo dele e agora tenho que ir para cima. É meu terceiro ano no Pé de Chumbo e, sinceramente, não esperava estar na disputa pelo título em 2018. Por isso, já estou muito feliz e satisfeito com meu desempenho e também dos meus companheiros da Light, que estão andando muito bem”, comentou Oswaldinho.

THEO VENCE ETAPA NO KARTÓDROMO SAN MARINO

Theo Pioli Trevisani foi o vencedor da sétima rodada da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo, na manhã de sábado (22), no Kartódromo San Marino, em Paulínia. Segundo colocado na primeira bateria e ganhador da segunda, ele totalizou 55 pontos, dois a mais que Felipe Santo André (Tite).

Na corrida que abriu a programação, Theo largou na pole, com Tite ao lado. O piloto do kart 27 conseguiu defender a posição durante três voltas, quando, então, foi ultrapassado pelo principal rival do ano. Na ponta, Tite manteve a consistência e recebeu a bandeira quadriculada da vitória, completando as 20 voltas em 13m53s235, vantagem de apenas 0s110 para Theo.

Na segunda corrida, com inversão de grid entre os oito primeiros da bateria anterior, o pole position foi Marcelo Contatto, que fez boa largada e segurou a posição mesmo pressionado por Douglas Pitoli. O cenário mudou quando a direção paralisou a prova porque, após um choque entre Neto Cândido e Mayckon Mota, esparramou combustível na pista.

Sanado o problema, na relargada Contatto foi ultrapassado por Pitoli, Tite e Theo. Na 16ª volta, Tite assumiu a ponta e permaneceu até o final. Ele, porém, foi penalizado pela direção de prova por um toque no kart de Giovanni Pamfílio, que teve que abandonar a corrida. Com isso, Tite caiu para a quarta posição e a vitória ficou com Theo, que fechou as 20 voltas em 14m36s943, vantagem de 0s117 para Pitoli.

Na somatória das duas baterias, Theo Trevisani ficou com 55 pontos, seguido por Tite Santo André, com 53, Rogério Pompermayer e Douglas Pitoli, ambos com 51, e Marcelo Contatto, com 43.

Na categoria Light do Pé de Chumbo, a etapa de Paulínia teve vitória de André Luiz Gonçalves, que andou em ritmo forte, inclusive entre os pilotos da Pro, e totalizou 41 pontos com o décimo lugar na primeira bateria e o sexto na segunda. Atrás de André ficaram William Saura, com 39 pontos; Oswaldinho Nogueira, com 36; André Moraes, com 32; e Ivan Dantas, com 29.

A Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo vai a Santa Catarina, no dia 19 de outubro, para a realização da oitava (e antepenúltima) etapa da temporada 2018. A rodada está marcada para o Kartódromo Beto Carrero, em Penha, litoral catarinense.

PATROCINADORES

Os patrocinadores do PD’Chumbo são Sópneus, Goodyear, Sanfarma, Help Móvel, Tatu Shopping Frutas, Fast One, Colégio Objetivo Americana, Newcoates e Aqualux Hidráulica e Elétrica. O campeonato também tem parceria com Audaz +, RKM Transportes, Grupo Liberal, RB3 Preparação e Jornal O Jogo.

By Zaramelo Jr.