O JOGO
  • -->

Rafaela Fortunato é bicampeã na prova dos 3 Tambores

Rafaela Fortunato comemora o bicampeonato

Rafaela Fortunato comemora o bicampeonato (Foto Perigo)

A primeira semana da 32ª Festa do Peão de Americana foi marcante para a americanense Rafaela Fortunato, 22 anos. Montando a égua Gabiroba, a veterinária sagrou-se bicampeã da prova dos 3 Tambores, totalizando 52s892 na somatória das três noites. No domingo (10), último dia de competição, o conjunto concluiu o percurso em 17s592.

No momento da premiação, Rafaela foi às lágrimas. “Ser bicampeã em Americana, que é minha cidade, e com a Gabiroba é muito emocionante. Nós vencemos em 2011 e ela já tem 12 anos, o que também é uma vitória porque os animais estão no auge com 8 anos de idade”, disse a americanense, que dedicou a conquista aos avôs Zizo e Nilza, que completaram 60 anos de casados no início do mês.

DEMAIS

O encerramento do primeiro fim de semana foi marcado pelas decisões também nas modalidades de Team Penning e Montaria em Burros estilo ‘Traia Cheia”.

Allan Archanjo, José Renato e Marcos Selani levaram a fivela de melhor do Rodeio de Americana ao encerrarem a prova de Team Penning em 15s027. Apesar de não terem sido os melhores da noite, na somatória os três amigos obtiveram o menor tempo: 44s737.

Na categoria infantil, os pequenos João Vitor Archanjo, de 10 anos, Henrique Silva, de 8, e Nickolas Giglioli, 12, comemoravam o título antes do encerramento da final. O trio terminou a final com 18s032, bem menor que os segundos colocados, que pontuaram 31s579.

Na Montaria em Burros, o campeão foi Jonas Sales, 30 anos, que na somatória de pontos das três noites alcançou nota 160. João é bicampeão em Americana (2016 e 2018). “É muito importante ser campeão aqui, um rodeio que está resgatando esta modalidade esportiva que é a minha rotina de trabalho”, comemorou o peão. João trabalha em fazenda na compra, venda e doma de animais.

PBR

Dos 33 atletas que disputaram o terceiro round da etapa de Americana do  PBR (Professional Bulls Rider), apenas 10 conseguiram se manter nos animais por oito segundos– ou seja, 30% pontuaram. Na contagem dos pontos das três noites, apenas 8 competidores foram para a grande final em uma disputa emocionante pelo título.

O campeão foi Bruno Scarnello, de 21 anos. Natural de General Salgado, na final de domingo, ele e o touro Promotor receberam nota 87. Na somatória dos 3 rounds e final, Bruno chegou à pontuação final em Americana de 349 pontos. Emocionado, ele dedicou a fivela aos pais e amigos.

Francis Gustavo Dezembro, de Catiguá, também em São Paulo, ocupou o segundo lugar no pódio, com 344. A terceira posição ficou com Danilo Carlos Sobrinho com soma total de 337,25.

Os animais também receberam premiação. Os melhores da etapa de Americana foram os touros Polêmico e Patrão, ambos com nota 44,75. Os dois animais são da Companhia Paulo Emílio.