O JOGO
  • -->

Rafael Contatto é o campeão do Pé de Chumbo

Rafael Contatto durante última etapa do Pé de Chumbo, em Nova Odessa

Rafael Contatto durante última etapa do Pé de Chumbo, em Nova Odessa

A 12ª edição da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo chegou ao final de maneira emocionante. A última etapa foi realizada no kartódromo de Nova Odessa, na manhã de sábado (9), e apontou Rafael Contatto como campeão da temporada 2017. A conquista de Rafa veio com apenas um ponto de diferença para o vice-campeão Douglas Pitoli: 379 a 378.

Rafael foi à pista com vantagem de 6 pontos para Pitoli e de 10 para Marcelo Marusso, terceiro colocado. Com o segundo lugar na primeira corrida do dia, Rafael ficou em situação ainda mais confortável, pois Pitoli, que havia cruzado na segunda posição, foi penalizado e caiu para o quinto lugar, enquanto Marusso foi o quarto colocado.

Com “uma mão na taça”, Rafael Contatto foi mais cauteloso na segunda corrida e cruzou em quinto lugar, resultado que era mais do que suficiente para comemorar o título. No entanto, a direção de prova penalizou Rafael e ele caiu para a nona colocação da prova que teve vitória de Pitoli, com Marusso em segundo.

Os pilotos, então, foram para os boxes e ficaram aguardando a divulgação da classificação oficial do campeonato. A apreensão durou 15 minutos, até que Rafael Contatto foi anunciado como campeão com vantagem mínima para Pitoli. Assim que soube do resultado, Rafael não conteve as lágrimas e fez questão de dar o primeiro abraço em Pitoli.

Foto oficial dos pilotos participantes da 12ª temporada do PD´Chumbo

Foto oficial dos pilotos participantes da 12ª temporada do PD´Chumbo

“Ser campeão do Pé de Chumbo é uma sensação muito especial. É minha quarta temporada no campeonato que sempre quis disputar. Com a conquista do título, posso dizer que me sinto com a sensação do dever cumprido”, disse Rafael Contatto, que escreve pela primeira vez seu nome na galeria de campeões do campeonato.

Na categoria light da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo, que corre no mesmo grid da elite, o estreante William Saura conquistou o título – ficou em oitavo lugar na classificação geral da última etapa e foi o ganhador da categoria. Assim, Saura fechou o ano com 195 pontos, superando Ricardo Travaglia, vice-campeão com 182, e Cândido Neto, terceiro com 162.

A 10ª e última etapa da temporada 2017, em Nova Odessa, teve vitória de Felipe Santo André (Tite). Ganhador da primeira corrida e terceiro na segunda, ele fechou a rodada com 46 pontos, seguido por Marcelo Marusso e Douglas Pitoli, ambos com 43 – nos critérios técnicos de desempate, Marusso foi o segundo colocado e Pitoli, o terceiro.

Na light, vitória na etapa de William Saura com 35 pontos. Ricardo Travaglia, com 23 pontos, e Oswaldinho Nogueira, com 18, completaram o pódio da categoria.

Rafael Contatto foi o número 1 do campeonato de 2017

Rafael Contatto foi o número 1 do campeonato de 2017

A classificação geral da 12ª edição do PD´Chumbo ficou sendo a seguinte:

1º) Rafael Contatto – 379 pontos

2º) Douglas Pitoli – 378

3º) Marcelo Marusso – 374

4º) Felipe Santo André – 359

5º) Nino Rigue -  325

6º) Rogério Pompermayer – 319

7º) Marcelo Contatto – 299

8º) Theo Pioli Trevisani – 296

9º) Carlinhos Carrion – 276

10º) Kaique Melo – 242

11º) Giovanni Pamfílio – 239

12º) André Gonçalves – 196

13º) William Saura – 195

14º) Alexandre Bassora – 184

15º) Marcel Torina – 182

16º) Ricardo Travaglia – 182

17º) Candido Neto – 162

18º) Carlos Barbosa – 147

19º) Mayckon Mota – 137

20º) Oswaldinho Nogueira – 133

21º) Carlos Valladão – 106

22º) Pedro Marusso – 40

23º) Luís Antônio – 16

A temporada 2018 do Pé de Chumbo tem abertura programada para o dia 3 de março. O calendário terá total de 10 etapas.

Corrida dos Patrocinadores

No intervalo entre as duas baterias do Pé de Chumbo, sábado, em Nova Odessa, houve a Corrida dos Patrocinadores, que reuniu 15 pilotos. A vitória foi de Cleyton Franciscato, representante da Sópneus. Em segundo lugar ficou Guilherme Ferrarini, que correu pelo jornal O Jogo, enquanto Artur Mendes, da RKM Transportes, foi o terceiro colocado.

Confraternização

Logo após a etapa de encerramento, pilotos, patrocinadores e convidados participaram da festa de confraternização no Beppo. Durante o evento, houve a entrega da premiação aos melhores pilotos da temporada – os cinco primeiros na classificação geral e os três primeiros da light.

Texto: Zaramelo Jr.

Fotos: Marcelo Faé Ferreira

554.2 INFORMATIVO WHATSAPP