O JOGO

Por falta de grana, futebol fica sem rodada em Americana

Campeonatos param e há riscos de não serem retomados em 2014

Campeonatos param e há riscos de não serem retomados em 2014

A rodada deste final de semana dos campeonatos da Liga Americanense de Futebol (LAF), que teria jogos do Senior e das três divisões do Amador, foi suspensa pela entidade por falta de pagamento à Shamou Sports, do ex-árbitro Marcos Fábio Spironelli, vencedora do processo de licitação para arbitragem. A empresa tem R$ 13 mil para receber da temporada 2013 e mais R$ 11 mil deste ano.

Como a LAF não cobra taxa de inscrição dos clubes para bancar os custos dos campeonatos, a prefeitura assumiu, há muitos anos, a responsabilidade pela taxa de arbitragem. Com a grave crise financeira do município, o pagamento está atrasado, o que provocou a suspensão dos jogos. Há o risco dos campeonatos serem paralisados de maneira definitiva.

Leia versão digital do O Jogo

Nos últimos dias, o vice-presidente da Liga, José Antônio Zázeri, “gastou a sola de sapato” na prefeitura e na Secretaria de Esportes. A busca por uma solução para o impasse, no entanto, foi em vão. A transição no comando do Poder Executivo é mais um obstáculo.

Em nota oficial, a LAF também citou a situação ruim dos campos por causa da falta de chuva, o que não deixa de ser verdade. Porém, trata-se de problema contornável e que não inviabiliza a realização da rodada.

No total, 20 jogos estavam programados para o final de semana, sendo quatro pela última rodada da 1ª fase do Senior, quatro pela primeira rodada da 2ª fase da 3ª Divisão e 12 pela penúltima rodada da 1ª fase da 2ª e 1ª Divisão.

Zaramelo Jr.

O Jogo | 18 de julho de 2014 | 15h35