O JOGO

Planeta Bola

planeta bola

- ERA DUNGA

Nessa semana que passou, houve a primeira convocação de Dunga em sua segunda passagem pela Seleção Brasileira.

- NA META

“Todo grande time começa com grande goleiro” é um dos ditados mais antigos e falados do futebol mundial. Sinceramente, não vejo a menor graça no Jefferson, do Botafogo. Para mim, é e sempre será um goleiro comum. O mesmo não pode ser dito de Rafael, do Nápoli, que tomou conta do gol da equipe italiana e tem se mostrado um grande goleiro.

- LATERAIS

Na direita, Dunga já começou agradando. Manteve Maicon, que além de experiência tem vigor para dar e vender, e chamou Danilo, do Porto, ex-santista que também pode fazer às vezes de volante e tem jogado muita bola. Na esquerda, Filipe Luis é nome cobrado desde a Copa do Mundo, e Alex Sandro, também do Porto, é bom jogador, mas ainda acho que Marcelo tem futebol para mostrar. De maneira geral, me agradou.

- MIOLO DE ZAGA

David Luiz foi um dos poucos que se salvou na Copa, merece estar novamente na Seleção. Marquinhos é jovem e tem jogado muita bola no PSG. Miranda foi monstruoso na última temporada pelo Atlético de Madrid. Agora, me desculpem, mas Gil?! É um bom zagueiro? Com certeza. É um zagueiro de Seleção? Com certeza, não!

- VOLANTADA

Luiz Gustavo tomou conta, joga muito! Elias tem feito temporada muito regular. Ramires é muito polivalente, ótimo jogador. Fernandinho recebeu a benevolência e mais uma – e última – chance para mostrar algo com a camisa amarela depois da horrorosa partida contra a Alemanha.

- ARMANDO O JOGO

Nesse ponto, Dunga começou a ganhar a minha simpatia. Primeiro, ele chamou o craque Philippe Coutinho, que tem feito mágica com a bola nos pés pelo Liverpool. Depois, veio Éverton Ribeiro, um dos melhores atuando no Brasil desde o ano passado. Oscar foi mantido, fez pelo menos uma Copa do Mundo para ser considerada regular, assim como companheiro de Chelsea, Willian. Bons nomes, boas novas!

- NA FRENTE

Neymar é o dono do time e astro maior da Seleção. Hulk foi mantido e seguimos nos indagando como. Tardelli tem jogado muita bola no Atlético-MG e Ricardo Goulart é o melhor jogador em atividade no Brasil, fazendo gols todos os jogos. Joga muito o cruzeirense, mais do que merecido!

- MEUS 11

Com os jogadores chamados por Dunga, eu escalaria a seleção com: Rafael Cabral; Maicon, David Luiz, Miranda e Filipe Luis; Luiz Gustavo, Elias, Éverton Ribeiro e Philippe Coutinho; Neymar e Ricardo Goulart. Um time novo, com jogadores de características distintas daqueles que nos envergonharam frente à Alemanha. É um começo de trabalho, mas não escondo que estou contente com o novo “professor”.

Abraços.