O JOGO

Pitoli ganha de novo e assume liderança do Pé de Chumbo

Pitoli e Carrion travaram disputa intensa na primeira bateria em Limeira

Pitoli e Carrion travaram disputa intensa na primeira bateria em Limeira

Depois de uma temporada de adaptação em 2016, já que estava há 10 anos sem pilotar, Douglas Pitoli vive em 2017 nova fase na Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo. Ganhador da segunda etapa, mês passado, em Paulínia, ele voltou ao topo do pódio na terceira rodada, sábado [6], em Limeira, e assumiu a liderança geral do campeonato com 133 pontos, 6 a mais que Marcelo Marusso, que era o ponteiro e caiu para a segunda colocação.

Pitoli foi o destaque do dia no Kartódromo João Baptista Brum, em Limeira. Na tomada de tempos, ele cravou a quinta melhor marca, garantindo lugar na terceira fila. A pole position ficou para Carlinhos Carrion.

Na largada da primeira bateria, Carrion manteve a ponta e, antes mesmo de ser completada a primeira volta, Pitoli já estava em segundo lugar. A cada passagem, a dupla abria vantagem para o bloco formado por Marcelo Marusso, Felipe Santo André [Tite], Kaique Melo, Rogério Pompermayer e Nino Rigue.

Por várias voltas, Carrion conseguiu resistir aos ataques de Pitoli. Na oitava passagem, porém, o piloto do kart 45 assumiu a liderança da prova e lá permaneceu até receber a bandeira da vitória. Ele completou as 20 voltas em 18m19s099, vantagem de 2s343 para Carrion, que foi o segundo colocado, e de 6s491 para Marusso, que foi o terceiro. Pitoli ainda cravou a volta mais rápida: 54s386 na quarta passagem.

Na segunda bateria em Limeira, com inversão de grid entre os oito primeiros da primeira, quem largou na frente e manteve a posição foi Marcelo Contatto. Pitoli saltou da oitava para a quarta posição. Os dois foram os nomes da corrida.

Contatto conseguiu abrir boa vantagem, mas Pitoli reagiu a chegou a tirar até 0,5 segundo por volta. Na sétima passagem, Pitoli já estava no vácuo e dava indícios de que conseguiria pular à ponta. Porém, Contatto defendeu bem e, a da metade da prova para frente, voltou a andar rápido.

Contatto fechou as 20 voltas em 18m30s166 e, de quebra, fez a melhor marca: 54s885 na 14ª passagem. Pitoli cruzou em segundo lugar, diferença de 0s189 para o ganhador. Nino Rigue, com 8s522 de diferença para o ponteiro, foi o terceiro colocado.

Na somatória das duas baterias, Douglas Pitoli foi o campeão da terceira etapa do Pé de Chumbo com 47 pontos. Carlinhos Carrion, com 43 pontos, garantiu o segundo lugar, e Nino Rigue, com 40, ficou na terceira posição e também foi ao pódio.

Na Light, a etapa de Limeira teve vitória de Mayckon Mota, que totalizou 26 pontos nas duas baterias. Ricardo Travaglia, com 22 pontos, e Carlos Barbosa, com 20, completaram o pódio da categoria.

Na classificação geral, Pitoli é o novo líder com 133 pontos. Na sua cola estão Marusso, segundo com 127, e Tite, terceiro com 124. A quarta rodada da Copa Sópneus Goodyear de Kart está marcada para o dia 20 de maio, a partir das 9 horas, no Kartódromo San Marino, em Paulínia. No total, 10 etapas compõem o calendário do ano.

O 12º Campeonato de Kart Pé de Chumbo tem patrocínio da Sópneus (www.sopneus.com.br), Goodyear (www.goodyear.com.br), Paris Hidroluz e Aqualux (www.aqualuxamericana.com.br), Trevilub (www.trevilub.com.br) e Help Móvel (www.helpmovel.com).

Texto: Zaramelo Jr.

Foto: Marcelo Faé Ferreira