O JOGO

Pastana ainda busca o Top 5 para fechar temporada

Pastana tem mais dois torneios até final do ano

Pastana tem mais dois torneios até final do ano

Oitavo melhor enxadrista do Brasil na categoria sub-16 com 1940 pontos de rating, o americanense Rafael Pedro Pastana ainda planeja fechar a temporada no Top 5. A missão não é das mais fáceis, pois ele tem pela frente apenas mais torneios que contam pontos.

Para alcançar a meta de ficar entre os cinco melhores no ano de transição de categoria – em 2015, vai jogar na sub-18 -, Pastana precisa somar ao menos 30 pontos no 2º IRT Jarbas Karman, nos próximos dias 22 e 23, no Pinheiros, e no Aberto do Clube de Xadrez, dias 12, 13 e 14 de dezembro, ambos em São Paulo.

Independentemente de seu desempenho nos campeonatos que encerram o ano, Pastana teve temporada positiva. Entre maio e setembro, chegou a perder pontos importantes no rating, mas reagiu e conseguiu recuperar boa parte deles a partir de outubro.

No início do mês, em Curitiba, o enxadrista de Americana disputou o IRT Memorial Francisco Antonio Terzian. Dos 6 pontos em disputa, conquistou 4 com três vitórias, dois empates e uma única derrota. A vitória mais expressiva foi sobre Lesly Vivian Montufar Berrios, que é candidata a mestre internacional.

Texto: Zaramelo Jr.

zaramelojr@jornalojogo.com.br