O JOGO

Papo com Zara

papo com o zara 2017 - testeira site

TOTÓ VON AH, CIDADÃO AMERICANENSE

Nascido em Campinas há 68 anos, o professor Plácido José Von Ah, o Totó, recebeu o título de Cidadão Americanense na noite de terça-feira [15], em sessão solene na Câmara de Americana. A iniciativa partiu do vereador e presidente do Poder Legislativo, Alfredo Ondas.

Totó tem uma linda história no esporte de Americana. Na prefeitura, começou a trajetória na época da Divisão de Esportes do Decet, na década de 70, e está até hoje na Secretaria de Esportes. No Rio Branco, foi preparador físico, técnico e dirigente das categorias de base, além de conselheiro.

Tenho o privilégio de conhecer Totó desde meus primeiros dias no jornalismo diário, em 1982. O professor Plácido – que teve Tite, técnico da seleção brasileira, como aluno na PUC Campinas – sabe muito de esporte. E de quase todas as modalidades.

O homenageado Totó Von Ah com os seus familiares  [F:Maurício Vargas ]

O homenageado Totó Von Ah com os seus familiares [F:Maurício Vargas ]

Em se tratando de Jogos Abertos do Interior e Jogos Regionais, Totó Von Ah é o nome de dirigente mais conhecido de Americana. Disparadamente. Foi minha fonte para muitas manchetes. “Pode cravar que já somos campeões”, dizia. Eu cravava. E não errava. Graças a Totó.

Totó nunca fez marketing pessoal. Se fosse marqueteiro, poderia ter alçado vôos mais altos. Mas não seria ele. Não seria o jeito Totó de ser. Humilde. Na dele. Do bem. De boa.

É a segunda homenagem que Totó Von Ah recebe. Merecidamente, aliás. A primeira foi há dois anos, quando a sala de troféus do Centro Cívico foi criada e ganhou seu nome.

E, agora, o título de Cidadão Americanense. Totó é Cidadão do Esporte.

Parabéns, Plácido! O meu respeito e a minha admiração!

*********

FAMÍLIA

A família de Totó Von Ah acompanhou a sessão solene desta semana. Lá estavam esposa Neusa, as filhas Richielly, Daniella, Patrícia e Analina, as netas Ana Luiza, Maria Fernanda e Elisa, os genros Luiz Tato, Rodrigo e Márcio, e o irmão Antonio Carlos, além do sobrinho Davi.

*********

AMIGOS

Entre os amigos do novo Cidadão Americanense, foram à Camara o ex-prefeito Erik Hetzl, que fez parte da mesa principal, os ex-secretários de Esportes Mario Antonucci e José Fioque, o ex-vereador e ex-vice-prefeito José Domingos Chavare, os professores Anderson Lima e  Ivan de Oliveira, os funcionários da Secretaria de Esportes Cecília Barrientos e Abimael Valadares, e o funcionário da Liga Americanense de Futebol Beto Marques.

*********

RIO BRANCO

Autor da propositura, o vereador Alfredo Ondas lembrou que passou a conhecer Totó Von Ah mais de perto quando ambos foram diretores do Rio Branco. “Essa homenagem não é nada perto de tudo que Americana deve a você”, disse o parlamentar.

*********

MAIS ESPAÇO

Durante seu discurso, o vereador Thiago Brochi, além de enaltecer as virtudes do homenageado, sugeriu ao atual secretário de Esportes de Americana, Osvaldo Klein Neto [Foca], que dê mais espaço para que Totó possa trabalhar.

*********

DE BICO – 1

Na hora de discursar, o vereador Wellington Rezende chamou o secretário Foca de Fioque. Foi alertado do equívoco por Ondas.

*********

DE BICO – 2

O vereador Rafael Macris chegou atrasado à sessão solene – justificou que estava em evento de grupo da 3ª Idade – e, durante discurso, usou o termo “saudoso” ao referir-se a Totó, que estava vivíssimo ao seu lado.

*********

HUMILDADE

Até no momento de discursar, Totó Von Ah foi sinônimo de humildade. “Não tenho o dom da palavra e fica ainda mais difícil falar depois de tão bom oradores”, disse.

********

O JOGO

De todos os veículos de comunicação de Americana, O JOGO foi o único que esteve terça-feira na Câmara na sessão solene para entrega do título de Cidadão Americanense ao professor Plácido José Von Ah.

Fotos: Zaramelo Jr. > O Jogo