Papo com o Zara

– Matéria de hoje (17) do Liberal, assinada por Guilherme Magnin, diz que o Rio Branco negocia com o InverGroup para se tornar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), assim como ocorreu recentemente com Cruzeiro e Botafogo.

– A não ser que apareça algum mecenas disposto a injetar milhões no futebol do Rio Branco, não há, de fato, outro caminho a percorrer a não ser virar SAF.

– Mais uma do Tigre: clube foi premiado na sexta edição do Programa de Excelência da FPF (Federação Paulista de Futebol). Ficou na categoria Prata, ao lado de Inter de Limeira, Portuguesa, Botafogo, Novorizontino e Grêmio Osasco.

– Cada um deles tem direito ao prêmio de R$ 40 mil. Nos cofres do Rio Branco não entrará um centavo sequer. Vai tudo à Justiça para pagamento de dívidas trabalhistas.

– Santa Bárbara d´Oeste já fez um campeonato de futsal com seis categorias para a molecada, semana que vem começa o futebol veteranos, em março tem a largada do futsal da 1ª e 2ª divisão, e também de torneios de vôlei de praia e futevôlei.

– Nova Odessa abriu inscrições para torneio de minicampo, com início em março, e planeja um de vôlei, a partir de abril.

– Nas duas cidades, centenas de pessoas de todas as faixas etárias estão envolvidas nestas ações esportivas.

– Enquanto isso, em Americana, não há previsão até agora da realização de nenhuma competição de esporte coletivo – e acho que nem individual, à exceção do festival de embaixadinhas.

– Americana já foi referência no esporte, mas há alguns anos anda a passos de tartaruga. A pandemia já não serve mais como justificativa absoluta…

– Abraços ao meu amigo Domingos Dias, o Mingão, o rei de Estrela d´Oeste, que acompanha O JOGO pelas redes sociais e pelo whats. O hómi é fera num pedal e torce para a Portuguesa de Desportos.

–  Se a Fifa mudar a fórmula de disputa do Mundial de Clubes, passando para 24 times (4 ou 5 europeus) a cada quatro anos, o que hoje é improvável de acontecer – um sul-americano ser campeão -, vai se tornar impossível.

– Pode ser Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Corinthians, São Paulo, seja quem for, para ganhar de time da Europa só ser for um acaso futebolístico monstruoso.

Bom final de semana, meus amigos! Saúde a todos!

FLASH BOLA
A foto é de 1992 e foi feita no Estádio Décio Vitta. À esquerda, o preparador físico Fred Smania, lenda viva da história do Rio Branco. À direita, o técnico Cilinho, que revolucionou o futebol do Tigre e implantou, em conjunto com a diretoria, o projeto que revelou inúmeros jogadores e rendeu milhões para o clube de Americana.
Cilinho faleceu em novembro de 2019, aos 80 anos. Na época em que esteve no Tigre, confesso, achava que Otacílio Pires de Camargo era um louco do futebol por suas ideias, mas, não demorou muito, para que eu percebesse que ele estava à frente do seu tempo. Muito à frente, por sinal.
Voltemos à foto. No colo de Cilinho, o garotinho, com 1 ano e alguns meses de idade, é Guilherme Pegorari, hoje goleiro e ídolo do Ituano.
A foto foi feita pelo saudoso José Lásaro Pegorari, o Zezinho, pai de Guilherme e meu amigo do bairro Conserva.
BAÚ DO ESPORTE
Mais uma de antigamente. Time veteranos do Flamengo de Americana. Década de 1980. Parque Dona Albertina, em Carioba.
Da esquerda à direita, estão: em pé – Zé Meneghel, Celso, Varnel, Romualdo (falecido recentemente), Zu, Paulo Meneghel (já falecido), Gilmar, não identificado, Percival e Zé Antonio; agachados – não identificado, Ferreira, Otávio Tiricia, Turqueto (também falecido, com o filho Bruno à frente), Cabrinha, Gilson e Zago.
“Zara, se possível, publica no O JOGO. É uma singela homenagem minha aos amigos que faziam parte deste time e faleceram”, disse Varnel, que cedeu a foto ao jornal.