Papo com o Zara

– Domingo passado teve a oitava edição da corrida Desafio do Guerreiro, que abre o calendário esportivo aqui na terrinha. Cerca de 2,5 mil atletas foram às ruas e avenidas.

– Ao contrário de anos anteriores, desta vez nenhum político deu as caras no evento. NENHUM!

 

– Ao menos, não vi ninguém na área do pórtico de largada e chegada, na Praça Comendador Muller, onde rola toda a muvuca antes, durante e depois da prova.

– Sinceramente, não sei onde fica o esporte na lista de prioridades dos nossos políticos.

– Não é porque faço jornalismo esportivo há 41 anos que vou dizer que a área é a mais importante de todas, mas, certamente, está longe de ser tratada como pouco relevante.

– Quanto mais gente no esporte, menos no hospital.

– O esporte disciplina, educa, socializa.

– E o voto do esportista vale o mesmo que todos os outros…

– Esta semana, no Facebook, vi que duas meninas da ginástica rítmica de Americana estão fazendo “vakinha” para disputar o Campeonato Brasileiro.

– Será que algum político procurou a modalidade para ajudar? Se procurou e ajudou, pode entrar em contato comigo que divulgo por aqui e nas modestas páginas do O JOGO.

– Político não precisa tirar dinheiro do bolso, mas, se quiser, pode viabilizar recursos.

– Não lembro exatamente o ano, mas quando o presidente da Câmara de Vereadores era o Cauê Macris, houve um projeto, se não me engano, chamado “Americana 2020”, que debateu vários setores.

– Fui convidado para participar da discussão relacionada ao esporte.

– Na primeira reunião, falei que os políticos vão atrás das empresas pedir dinheiro para suas campanhas, mas não pedem para o esporte.

– Depois disso, não fui chamado para mais nenhum debate…

– Enfim, sei que é dar murro em ponta de faca, mesmo porque acredito ser pouco provável que eles olhem para os esportistas como efetivamente merecem.

– Lembram que comentei, semana passada, que no futebol de hoje é absurda a blindagem que os clubes fazem em relação ao trabalho da imprensa?

– Atualmente, é difícil jornalista chegar perto de técnicos e jogadores, ver ao menos parte de treino etc e tal…

– Pois é. Quando há boa vontade e entendimento da função jornalística, a coisa flui.

– Neste sábado, o Rio Branco vai fazer treino aberto à imprensa e aos torcedores. A partir das 10 da matina, no Estádio Décio Vitta.

– Assessor de imprensa do Rio Branco, Gustavo Tomazeli (foto) me disse que a iniciativa foi dele para aproximar a imprensa e a torcida dos profissionais do clube. Parabéns!

– Bom final de semana, meus amigos! Saúde!