Papo com o Zara

– A primeira do ano… Feliz 2024, meus amigos! Saúde!!!

– Rio Branco segue se reforçando e se preparando para a Série A4 do Campeonato Paulista. Estreia é no próximo dia 27 contra o Penapolense, lá em Penápolis.

 

– Distância entre Americana e Penápolis é de quase 390 km. São mais de quatro horas e meia de estrada. Longe, hein…

– A gente vai ficando “veinho” e cada vez mais chato. Como sou das antigas, confesso que acho bem estranho a blindagem que os clubes de futebol fazem das atividades semanais.

– Por exemplo: semana passada, o Rio Branco fez jogo-treino no Estádio Décio Vitta e a imprensa não pode acompanhar nada. Absolutamente nada. Nem no início, nem no meio, nem no fim.

– Contratações são feitas, mas os jogadores, quando chegam, não falam com os repórteres.

– Tudo bem que depois as assessorias enviam informações, fotos, vídeos. Tudo “bem oficial”.

– Antigamente (já falei no início da coluna que sou das antigas), eu ia ao DV quase todos os dias, falava com técnicos, jogadores, dirigentes. Ninguém nunca morreu por causa de matérias que fiz.

– Sei que os tempos são outros, mais modernos, dinâmicos, e essa blindagem não é coisa só do Rio Branco. Será que um pouquinho mais de “liberdade” à imprensa fará mal a alguém?

– Libera parte do treino, chama para apresentação de jogador, etc. Se o jornalista não aparecer, aí é problema dele. Ele que se vire com seu público.

– Enfim, é só um palpite. Mesmo porque o pessoal atualmente curte mais o ar-condicionado da redação e o contato via whatsapp…

– Velódromo de Americana, um dos poucos do Brasil, está sendo reformado. Obras tiveram início esta semana e devem durar uns dois meses.

– Muito legal (e necessário) melhorar o espaço. Assim como outros que já foram e outros que ainda serão, segundo tem sido divulgado.

– Com a estrutura física em ordem, importantíssimo que Americana volte a participar de maneira mais efetiva e com mais equipes de competições de federações e ligas.

– Esporte como lazer é muito bacana, mas a competição é a essência. Atletas de alto rendimento inspiram as crianças à prática esportiva.

– Já conversei a respeito com o secretário Marcinho Leal. Ele concorda comigo em alguns pontos.

– De qualquer maneira, a secretaria tem suas limitações financeiras para investimentos.

– É necessário saber se o prefeito Chico Sardelli planeja abrir um pouco mais o cofre para o esporte e se os responsáveis pelas modalidades estão dispostos a correr atrás de patrocinadores, pois não dá para viver só de dinheiro público.

– Em fevereiro, o velho e bom Zara (cada vez mais velho e menos bom) estará de volta à telinha. Nas próximas edições, conto detalhes.

– Bom final de semana a todos!