O JOGO

Os meus 23 para a Copa do Mundo da Rússia

TESTEIRA RENAN

– Estamos a duas semanas da convocação definitiva do Professor Adenor para a Copa da Rússia, em que as expectativas pelo hexa mundial da seleção canarinho estão enormes.

– Aproveitando que nas duas últimas convocações do nosso Tite ele deu algumas inventadas – como Willian José, que já discorri aqui –, vou antecipar um pouquinho e pontuar quem seriam os meus 23 nomes para a Rússia!

– Acredito que nunca estivemos tão bem servidos de goleiros. O titular é Alisson, hoje absoluto e um dos melhores nomes em atividade na Europa para a posição, seguido de perto por Ederson, que tem uma saída de jogo digna de meio-campista articulador. Os dois são nomes certos, figurinhas carimbadas, mas falta o terceiro goleiro.

- Esse nome é aquele que vai para a foto, raramente jogará, mas sou da ideia que se for necessário é bom termos alguém que esteja fazendo valer sua convocação. Neste caso, o terceiro arqueiro não pode fugir de ser Jailson, do Palmeiras, ou Vanderlei, dos Santos, os dois melhores goleiros em atividade no futebol nacional. Confesso que o clubismo poderia falar mais alto, mas por tudo que tem feito há alguns anos, eu convocaria Vanderlei para ser o terceiro nome dessa espetacular safra!

– Para a ala direita, um aviso: eu sou chato demais com a posição em que costumava atuar quando jogava bola. Meu titular é Daniel Alves, indubitavelmente. Meu reserva é Fabinho, do Mônaco, que foi um dos poucos que mantiveram bom nível no antigo semifinalista da Champions League. Antes que me questionem: no meu time, Fagner é quarta ou quinta opção, pois, além de extremamente violento – podendo deixar o time na mão com uma expulsão –, não o considero tão diferente tecnicamente como muitos dizem. Ponto final.

marcelo_lateral_seleção

– Na ala esquerda, meus nomes são Marcelo (foto), o melhor lateral-esquerdo do mundo, e Filipe Luis, por uma questão de merecimento. Para o caso desse segundo nome não se recuperar a tempo, Alex Sandro, da Juventus, vem atuando em nível absurdo e merece a vaga.

– No miolo de zaga, os titulares devem ser Marquinhos e Miranda, até por questão de entrosamento. Thiago Silva tem de ser chamado, e me desculpem os cornetas, mas tecnicamente é disparado nosso melhor zagueiro. O quarto nome seria o de Pedro Geromel, do Grêmio, o melhor em atividade em nosso país há pelo menos duas temporadas.

– Meus primeiros volantes seriam Casemiro e Fernandinho, os dois sem nenhuma contestação.

– Para a zona central do triângulo de meio de Tite, os titulares devem vir a ser mesmo Renato Augusto e Paulinho, esse último em fase absurda no Barcelona campeão espanhol. Para o banco, Arthur, do Grêmio é minha primeira opção e, se seguir atuando no nível atual, chamaria Rodriguinho, do Corinthians, apesar da concorrência ferrenha de Fred, do Shaktar, e Talisca, do Besiktas. A disputa é boa, mas os quatro primeiros seriam os meus convocados.

– Pelas pontas, a titularidade pertence a Neymar e Coutinho. No banco, os nomes devem ser mesmo de Douglas Costa e William. Há de se ressaltar que acho tremendo pecado deixar Luan, do Grêmio, de fora dessa convocação, mas acredito que talvez brigue pela quarta vaga dos meio-campistas e não por vaga dos extremos, tendo em vista o nível de futebol dos quatro nomes acima…

– No comando do ataque, o meu titular, de momento, é Roberto Firmino. Confesso que acho Gabriel Jesus muito mais craque, mas a inteligência e fase do atacante do Liverpool, finalista da Uefa Champions League, estão impressionantes. Firmino tem vivido o êxtase de sua carreira, juntamente com o (futuro melhor do mundo) Salah. É um fascínio ver a dupla em campo.

- Ressalto que Jesus deve começar como titular com Tite, mas, para mim, de momento, Roberto merece essa vaga.

– Deve-se sempre lembrar que até a Copa do Mundo muitas coisas podem acontecer e mudar todo esse planejamento: Uma indesejada lesão, um desejado e fenomenal craque surgindo das cinzas, uma fase que vira péssima, uma outra que vira ótima, ou seja, ainda tem muita água para rolar embaixo da ponte, mas de momento os meus 23 são esses aí.

Fraternal amplexo.