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Nutrição Sem Complicação: o que é preciso saber!

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BEBIDAS ALCOÓLICAS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

O álcool é a droga lícita mais consumida no Brasil. Protagonista de reuniões, encontros e festas, não é de hoje que seu consumo exagerado é bem aceito na maior parte das vezes. Mas afinal, quanto o álcool influência na saúde e no controle de peso? Como consumir de forma segura?

Considerado uma bebida altamente energética, o álcool é degradado pelo organismo e gera um metabólito chamado acetato (que pode ser utilizado para a produção de energia), o que pode contribuir para a o ganho de peso.

Além disso, estudos indicam que o álcool atua em diversos sistemas neurológicos relacionados ao controle do apetite, provável motivo pelo qual as bebedeiras quase sempre são acompanhadas por alimentos quase nunca saudáveis e de alta densidade energética (exemplos: frituras, embutidos, carboidratos simples) em decorrência do aumento do apetite; fato que pode justificar a maior prevalência de sobrepeso em pessoas dependentes.

alcoólatras

Além disso, o consumo do álcool também está associado ao aumento da desidratação. Um corpo em estado de desidratação, somado com o aumento do cortisol (hormônio do estresse) natural da embriaguez, cria um ambiente totalmente desfavorável para o anabolismo muscular e quebra de gordura. O metabolismo do também álcool gera hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue), fato que o explica o porquê várias pessoas terminam suas noites no hospital após a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

O fígado é o órgão responsável em colocar ordem na casa e limpar as toxinas decorrentes do consumo de álcool. Se o consumo for exagerado, ao longo dos anos existem altas chances do órgão começar a literalmente “pifar”, causar esteatose hepática e, mais tarde, cirrose alcoólica. Acredite: se você conhecesse uma pessoa com o fígado comprometido, daria muito mais valor e cuidaria bem melhor do seu.

Dessa forma, se você deseja bons resultados estéticos, de performance e de saúde, não exagere no consumo de álcool de forma crônica, evite o seu consumo associado a alimentos calóricos e não esqueça de hidratar-se de maneira constante. Tim-tim!