O JOGO

Nova geração do basquete vai à quadra para o Nacional

Virgil orienta a lateral Camila durante treino no ginásio do São Pedro

Virgil orienta a lateral Camila durante treino no ginásio do São Pedro

A nova geração do basquete feminino de Americana – e também de outras nove equipes – vai à quadra, durante a próxima semana, para a realização do 1º Torneio Nacional de Clubes na categoria sub-17. A competição será realizada entre segunda-feira [17] e sábado [22], com jogos no ginásio da Praça de Esportes “Marcos Antonio Gobbo”, no Jardim São Pedro. Os detalhes do campeonato foram antecipados na edição 679 do O Jogo, no dia 9 de junho.

A solenidade de abertura está marcada para as 18 horas de segunda-feira, com a presença da ex-jogadora Magic Paula, escolhida para ser a madrinha do Torneio Nacional. Haverá, ainda, homenagem ao médico Rafael Moliterno Neto, ex-presidente da Unimed local, que faleceu em 2015. Ele foi um dos responsáveis pela criação do projeto das categorias de base da modalidade em Americana. Os jogos começam na terça-feira.

A ADCF Unimed/Sicoob Unimais será uma das representantes de São Paulo. Os demais times paulistas no torneio são Associação Búfalos [Valinhos], Indians [Tupã], Itatiba, ADC Bradesco [Osasco] e Apagedask Fig [Guarulhos]. De outros estados estarão em Americana as equipes Colégio Santa Emília [Olinda-PE], ASP Clube [Rio de Janeiro=RJ], COC [Foz do Iguaçu-PR] e APVE/Colégio Atopp [Londrina-PR].

Serão formados dois grupos, com os times se enfrentando dentro deles. O primeiro colocado de cada grupo vai à decisão do título. O congresso técnico será realizado na segunda-feira, às 15 horas, na escola Magi, no Jardim São Paulo, que também servirá de alojamento às delegações de fora.

A programação do Torneio Nacional prevê também uma série de palestras para técnicos e jogadoras com a fisioterapeuta Andrea Formigoni, o preparador físico Clovis Haddad [Vita], a técnica Alessandra Minatti e a ex-jogadora Adriana Santos Lopez.

Unimed/Sicoob põe “pratas da casa”

Virgil Lopez, técnico da ADCF Unimed/Sicoob, definiu esta semana o grupo de jogadoras para o 1º Torneio Nacional de Clubes. Do grupo de 13 atletas, o treinador citou que todas são de Americana e região, e que a maioria delas é oriunda das escolinhas do projeto social. “É um orgulho colocar essas meninas em quadra”, disse Virgil, em referência às pratas da casa.

O treinador mostrou-se confiante e disse que a Unimed/Sicoob vem treinando desde o dia 2 de fevereiro para disputar o Nacional. “Será uma competição com nível muito alto em termos físico e técnico. Nosso grupo gosta de grandes desafios”, afirmou Virgil Lopez.

As jogadoras da Unimed/Sicoob para o Torneio Nacional de Clubes são as armadoras Letícia, Giullianne e Beatriz; as laterais Juliane, Giovanna, Sophia, Mayara, Camila, Jheniffer e Alice; e as pivôs Bárbara, Giulia e Nathália.

Texto e foto: Zaramelo Jr. > O Jogo