O JOGO

Narrador Jota Júnior é tema de documentário

O narrador Jota Junior com a esposa Sueli e a neta Melissa

O narrador Jota Junior com a esposa Sueli e a neta Melissa

O grito de gol marcante, a postura equilibrada, o ser humano humilde. José Francischangelis Júnior, Jota Júnior, o nosso Jotinha! O narrador dos canais Sportv inspirou quatro estudantes da Faculdade Cásper Líbero a desenvolverem um documentário sobre sua vida e carreira. Beatriz Cesarini, Gustavo Amorim, Leonardo Levatti e Victor Lopes assumiram essa missão. A ideia é passar pelo caminho profissional, dimensionando como o narrador de Americana chegou à consagração no rádio e na televisão.

Tão ou mais importante, porém, é a vida pessoal de Jota, outro pilar do documentário. Leonardo Levatti explicou: “Ninguém desconhece a competência, o talento e a elegância do Jota nas transmissões. Mas a história de vida e do ser humano Jota Júnior é fascinante e dela pouco se sabe. A ideia é abordar também esse outro lado que torna Jota singular.”

Na produção do trabalho há seis meses, a equipe já praticamente finalizou a fase de apuração e entrevistas. Agora, com base no roteiro, começa a fase de edição, ajustes e finalização. O documentário “A Outra Face do Gol: Jota Júnior” ficará pronto em dezembro.

“Desafio complexo, mas recompensador”

“A Outra Face do Gol: Jota Júnior” trata-se de um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso -, aquela fase final na graduação dos estudantes. Leonardo comentou sobre o desafio. “Nós assumimos um desafio complexo, mas recompensador. Complexo porque contar a vida de alguém é sempre difícil. Recompensador porque é um privilégio se aproximar de um ser humano como o Jota”.

O estudante ainda alerta: não é um documentário apenas para amantes do esporte. “A narrativa que estamos construindo não está restrita aos que gostam de esporte, mas a todos aqueles que acreditam no ser humano. O Jota é daqueles que nos traz esperança na vida e na humanidade. Um gigante movido à simplicidade”, finalizou.

Leonardo Levatti | 2015, 7 setembro

Os estudantes Leonardo, Victor, Beatriz e Gustavo com o comentarista Maurício Noriega

Leonardo, Victor, Beatriz e Gustavo com o comentarista Maurício Noriega

Família e amigos dão depoimentos emocionantes

Os estudantes de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, Beatriz Cesarini, Gustavo Amorim, Leonardo Levatti e Victor Lopes, foram ouvir a família e os amigos de Jota Júnior para o documentário “A Outra Face do Gol: Jota Júnior”. Não faltaram momentos de emoção e descontração nos depoimentos.

Rodrigo, Ricardo e Rafael Francischângelis, filhos do narrador do Sportv, falaram sobre o Jota Júnior pai. Sobre o Jota Júnior profissional, os depoimentos foram dados por figuras de destaque no jornalismo esportivo, como os narradores Milton Leite, Cléber Machado e Rogério Assis, os comentaristas Maurício Noriega, Flávio Prado, Juliano Beletti e Wagner Vilaron, e o repórter Carlos Cereto, entre outros.

Responsável pelo início da carreira de Jota Júnior no rádio, na década de 70, o apresentador Clóvis Magalhães, o Magal, também foi ouvido pelos responsáveis pelo documentário.

Zaramelo Jr. | O JOGO | 2015, 7 setembro