O JOGO

Murilo Sartori é destaque no cerimonial dos Regionais

Aos 15 anos, Murilo Sartori é o principal nome do esporte de Americana

Aos 15 anos, Murilo Sartori é o principal nome do esporte de Americana

Murilo Setin Sartori foi o destaque da solenidade de abertura da 61ª edição dos Jogos Regionais da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, na noite de terça-feira [11], no Ginásio “Mario Antonucci”, no complexo do Centro Cívico, no Jardim da Colina.

O nadador de 15 anos conduziu a tocha olímpica, acendeu a pira e fez o juramento do atleta. Sua presença no centro das atenções encheu os pais de alegria. “Emoção!”, disse a mãe Tatiane. “De arrepiar! Passa um filme na cabeça da gente”, falou o pai Glauber. Familiares e amigos também se manifestaram pelas redes sociais.

Murilo Sartori é visto como nadador com potencial para disputar, em breve, os Jogos Olímpicos. Já há alguns anos, em competições diversas, vem não apenas ganhando provas como exterminando recordes atrás de recordes. Especialistas da modalidade o definem como fenômeno das piscinas.

Recentemente, Murilo esteve em Cali, na Colômbia, e conquistou nove medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano da Juventude. Em setembro, em Santiago, no Chile, ele disputa mais uma edição do torneio, desta vez competindo contra nadadores mais velhos.

Nos Jogos Regionais de Americana, Murilo Sartori vai à piscina semiolimpica [25 metros] do Centro Cívico para competir nas próximas quarta [19] e quinta-feiras [20].

UNANIMIDADE

O nome de Murilo Sartori para conduzir a tocha, acender a pira olímpica e fazer o juramento do atleta foi uma escolha de professores e funcionários da Secretaria de Esportes de Americana. E a indicação foi unânime.

MESA PRINCIPAL

A mesa principal no cerimonial de abertura dos Jogos Regionais foi composta pelo prefeito de Americana, Omar Najar; o secretário municipal de Esportes, Osvaldo Klein Neto [Foca]; o vereador Odir Demarchi; o coordenador geral dos Jogos de Americana e assistente de chefia do Comitê Organizador, Abimael Vilon Valadares Santos; o diretor técnico da Diretoria Regional de Esporte e Lazer de Campinas, Rodrigo Cesar Moreira; a chefe do Comitê Dirigente, Solange Guerra Bueno; e o coordenador da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Flávio Toledo.

RW ATRASADO

Vice-prefeito de Americana [licenciado] e chefe de gabinete do deputado Cauê Macris na Assembléia Legislativa, Roger Willians da Fonseca, que é narrador esportivo, chegou um pouco atrasado ao evento de terça-feira. Mesmo com o início da solenidade, foi convidado a fazer parte da mesa principal. Sentou-se à ponta, ao lado de Foca Klein.

AO MICROFONE

Dos oito integrantes da mesa, quatro deles fizeram uso da palavra. Pela ordem, falaram Foca Klein, Solange Bueno, Omar Najar e Flávio Toledo – coube a este último fazer a declaração de abertura dos Jogos. Roger Willians, Odir Demarchi, Abimael Valadares e Rodrigo Moreira só ficaram observando.

CANDIDATURA

Assim como já havia feito durante o congresso técnico, semana passada, Foca Klein disse em seu discurso que Americana é candidata a sediar a edição de 2018 dos Jogos Regionais. “Se o prefeito permitir, reitero que Americana está à disposição para receber novamente a competição no ano que vem”, falou Foca. Omar apenas balançou a cabeça.

PRESENTE DO ESTADO

O prefeito Omar Najar revelou que, pela organização dos Regionais, Americana será presenteada pelo governo estadual com uma pista de skate, na Praça de Esportes “Marcos Antonio Gobbo”, no Jardim São Pedro, e uma quadra de futebol society, no Jardim Alvorada.

DE FININHO

Era visível o desconforto do chefe do Executivo americanense pelo fato da solenidade estar se alongando. A assessoria de Omar, então, deu um jeito e após seu discurso, ele deixou o ginásio. O mestre de cerimônia justificou a saída dizendo que o prefeito já tinha outro compromisso assumido. Fato é que o esporte não é muito a praia de Omar Najar. No ano passado, em evento do basquete feminino, ele também passou pelo Centro Cívico, mas ficou pouquíssimo tempo.

EDIS PRESENTES

Além de Odir Demarchi, que sentou-se à mesa principal como representante da Câmara Municipal, outros três vereadores acompanharam a abertura dos Jogos: Juninho Dias, Alfredo Ondas e Marco Antonio Alves Jorge [Kim]. Os demais não deram o ar da graça.

GRACIOSIDADE

No desfile das delegações, Americana foi representada por atletas das equipes de ginástica artística e rítma. Pelo menos três das meninas, ainda bem crianças, chamaram a atenção pela graciosidade.

ATRAÇÕES

O evento de terça-feira contou com a Banda Municipal “Monsehor Nazareno Maggi”, responsável pela execução dos hinos Nacional e de Americana, a equipe de ginástica rítmica, que fez uma apresentação, e atiradores do Tiro de Guerra 02-045, responsáveis pela condução dos pavilhões nacional, estadual e municipal, e também das cidades participantes.

POUCA GENTE

O cerimonial de abertura dos Regionais não atraiu muito público ao ginásio do Centro Cívico. No setor de cadeiras, que fica acima dos vestiários, havia alguns poucos dirigentes e algumas poucas autoridades. Na arquibancada abaixo do camarote principal, não mais que metade do espaço foi ocupado por familiares e atletas.

VALE-MEDALHA

Nas primeiras competições dos Jogos Regionais de Americana, os atletas que foram ao pódio receberam certificados ao invés das medalhas de ouro, prata e bronze. A responsabilidade pela premiação é da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude. Dizem que neste final de semana – ou no máximo na segunda-feira [17] – as medalhas estarão por aqui. Dizem…

VERBA

No ano passado, quando também foi sede dos Jogos, Americana recebeu R$ 360 mil do governo de São Paulo. Agora em 2017, o valor caiu para 90 mil.

VISUAL DO GINÁSIO

Com a saída da equipe adulta de basquete feminino, o Ginásio “Mário Antonucci”, o principal do complexo do Centro Cívico, deve ter novo visual a partir de 2018. As cores preto e branco, do antigo time, tendem a ser substituídas pelas cores da bandeira de Americana [vermelho, azul e branco] ou ainda pelo verde da ADCF Unimed/Sicoob, já que existe a possibilidade, segundo informações do secretário Foca Klein, do retorno das categorias de base do basquete para o ginásio.

FOTOS

Tem galeria de fotos da solenidade de abertura dos 61ºs Jogos Regionais no site do O Jogo. Clique aqui e confira.

Texto e foto: Zaramelo Jr. > O Jogo