O JOGO

LAF planeja reunir 35 times na Copa Americana

Copa Americana deve reunir times amadores das 3 divisões

Copa Americana deve reunir times amadores das 3 divisões

A Copa Americana de Futebol Amador deve movimentar pelo menos 35 times, entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de dezembro. Ao menos essa é a expectativa do presidente da LAF – Liga Americanense de Futebol -, o advogado Marcos Roberto dos Santos. Ao O JOGO, o dirigente disse que a entidade já está cuidando dos detalhes para que a competição seja viabilizada, principalmente nas questões de ordem técnica e financeira.

“Neste primeiro momento, estamos mantendo contato (com os clubes) e levantando os custos. Temos entre 45 e 50 clubes filiados que mantêm times amadores em atividade e todos serão convidados a participar da Copa. Acredito que vamos conseguir reunir em torno de 35 equipes, número suficiente para preencher o calendário do segundo semestre”, afirmou o presidente.

Marcos Santos explicou que a fórmula de disputa da Copa Americana será a “mais enxuta possível, com os times distribuídos em grupos”. “Não adianta querer inventar muito. O principal objetivo é movimentar os clubes, mas o campeonato sairá dentro da realidade financeira que vivemos”, frisou o presidente.

ARBITRAGEM

De acordo com o advogado que preside a LAF, o custo mais elevado da Copa Americana está relacionado à taxa de arbitragem. Sem citar números, Marcos Santos afirmou que o “valor é alto” e terá de ser pago pelos clubes.

“Ao serem convidados, os clubes já estão sendo informados que o pagamento da taxa de arbitragem será de responsabilidade de cada um deles. Não há, ao menos neste momento, nenhuma outra alternativa”, garantiu o dirigente, descartando recorrer à prefeitura para solicitar ajuda financeira. “Isso está fora de cogitação”, afirmou.

Com a realização da Copa, ao menos em 2015 está descartada a possibilidade da disputa das três divisões – 1ª, 2ª e 3ª – do Municipal Amador. “Vamos reunir todos numa competição única”, finalizou o comandante da Liga.

Zaramelo Jr.

O JOGO | 27 de julho, 2015