- Theo vence em Araraquara e cola no líder Tite no PDCPostado 4 horas atras
- Iate abre inscrições para raquetinha na próxima semanaPostado 2 dias atras
- Liga da Saúde vai à escola João 23, em maioPostado 2 dias atras
- Papinha e Cerqueira são únicos 100% no Desafio do TerrasPostado 2 dias atras
- Encontro deve reunir 150 jipeiros em AmericanaPostado 3 dias atras
- Ponteiros projetam disputa intensa no Pé de ChumboPostado 3 dias atras
- Aluno da FAM usa TCC e é campeão mundialPostado 3 dias atras
- Bibi e Rafa ocupam liderança do Rodízio da ATCPostado 4 dias atras
- Sicoob produz vídeo para mostrar projeto do ColoradoPostado 4 dias atras
- André Jr. recebe honraria na Câmara de AmericanaPostado 5 dias atras
Jogos Regionais deixam de ter 2 divisões
- Postado: março 31, 2017
A partir deste ano, os Jogos Regionais não terão mais 1ª e 2ª divisões. A disputa volta ao antigo formato, com classificação geral entre as cidades. Estão mantidas, no entanto, as categorias Livre e Sub-21. Americana será a sede da 4ª região esportiva de São Paulo, com a competição marcada para o período de 5 a 15 de julho.
A sugestão para o fim das duas divisões nos Jogos Regionais partiu de Abimael Vilon Valadares Santos, supervisor da Secretaria de Esportes de Americana, e foi aceita por dirigentes de outros municípios.
“Havia disparidade de pontos bastante significativa entre as cidades de uma divisão e outra. No ano passado, por exemplo, Americana disputou e foi campeã da 2ª divisão com 256 pontos. Na 1ª divisão, Campinas ficou em segundo lugar com 251, ou seja, Americana seria vice no geral se não houvessem duas divisões. No geral, Rio Pardo fez 37 pontos e ficou à frente de Americana porque também estava na 1ª”, explicou Abimael.
O dirigente de Americana entende que, a partir de agora, o resultado será mais justo e real. “Sem a divisão das cidades, a classificação geral vai mostrar de fato o que acontece dentro das competições esportivas”, frisou.
De acordo com Abimael Valadares, ficou estabelecido que as equipes campeãs dos Jogos Regionais classificam-se para a 1ª divisão dos Jogos Abertos do Interior, enquanto as vices vão para a 2ª divisão da competição estadual.
Além de classificação geral entre as cidades, volta também a obrigatoriedade de vínculo dos atletas com o município que representarão nos Jogos Regionais. “Quem disputar qualquer competição a partir de 15 de março por determinada cidade, seja torneio de liga, associação ou federação, só poderá estar nos Regionais por aquele mesmo município. Não será mais permitido, por exemplo, o atleta defender Americana numa liga e ir aos Regionais por Campinas”, explicou o supervisor.
As modalidades em disputa nos Jogos Regionais são as seguintes: atletismo, basquete, biribol, badminton, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futsal, ginástica artística, ginástica ritmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, skate, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As novidades são badminton e skate.
Texto: Zaramelo Jr.