O JOGO

Jogadores do Colorado passam por avaliações

Testes físicos foram realizados esta semana na Arena Colorado

Testes físicos foram realizados esta semana na Arena Colorado

Referência em projeto social voltado às categorias de base, o Colorado Esporte Clube está dando mais um passo importante em termos de excelência no futebol. Nesta semana, na Arena Colorado, na Conserva, grupo de jogadores entre 12 e 15 anos participou de uma série de avaliações com estudantes do curso de educação física da PUC Campinas, sob coordenação do professor José Francisco Daniel, um dos nomes mais respeitados na área.

Anteriormente, há duas semanas, os garotos foram levados à Unicamp, em Campinas, onde passaram por exames relacionados à composição corporal e massa óssea. Com isso, será possível a elaboração de minucioso relatório a ser entregue à diretoria e comissão técnica do Colorado para que os treinamentos sejam planejados de maneira científica.

De acordo com José Francisco Daniel, nesta semana foram realizados testes voltados à análise de capacidades físicas, como flexibilidade, força, velocidade, resistência e agilidade. O padrão motor também foi analisado. Foram feitas ainda as medidas da composição corporal de cada um.

“Todos os dados serão colocados numa planilha para análise. A partir do resultado, podemos dizer se os treinos estão sendo adequados e quais podem ser aplicados respeitando a característica dos atletas. É um trabalho voluntário, que visa contribuir com o Colorado e que pode até gerar pesquisa”, explicou o professor e coordenador da PUC.

Para os estudantes do curso de educação física que estão participando do trabalho junto ao Colorado, Daniel ressaltou que “agrega vivência profissional, pois eles colocam em prática aquilo que aprendem na faculdade. É uma oportunidade diferente, numa modalidade específica. Todos receberão certificado da PUC.”

Daniel frisou que a nutricionista Nathália Daniel, que é sua filha e tem mestrado na área de esportes, também está atuando de maneira voluntária no Colorado. “Vamos associar nossos exames e testes ao que ela vai nos passar em relação à ingestão de vitamina D e assim teremos um quadro geral”, citou.

Segundo José Daniel, novos exames e testes serão aplicados na próxima temporada. “Vamos fazer um acompanhamento de perto”, assegurou.

GOLEIROS

Chiquinho Barbieri, supervisor do Colorado, informou que neste sábado [30] haverá avaliação com o técnico Messias dos Santos para a posição de goleiros. Podem participar crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos.

Os treinamentos serão em dois períodos: pela manhã, a partir das 8 horas, e à tarde, a partir das 13 horas. “É uma posição um pouco carente, por isso estamos abrindo espaço para a garotada que gosta de jogar no gol”, explicou Chiquinho.

Texto: Zaramelo Jr.

Fotos: Jornal O Jogo

Professor Daniel [e] é o responsável pelo trabalho desenvolvido pelos estudantes

Professor Daniel [e] é o responsável pelo trabalho desenvolvido pelos estudantes