O JOGO

Gabriel Santon conquista título em etapa do Paulista

Gabriel Santon sagrou-se campeão do Open do Clube de Campo de Piracicaba

Gabriel Santon sagrou-se campeão do Open do Clube de Campo de Piracicaba

Jogador da academia Raquetes Clube de Americana, Gabriel Santon conquistou o título da categoria 18M do 28º Open de Tênis do Clube de Campo de Piracicaba, torneio realizado durante o final de semana (6 e 7) e válido como etapa do Campeonato Paulista. Com 16 anos, ele fez três jogos bastante consistentes e não deixou dúvidas quanto as vitórias.

Nas quartas de final, Gabriel derrotou o piracicabano Erick Tsuyoshi Nishiyama por 7/5 e 6/2. Nas semifinais, o tenista de Americana superou Walter Radames Accorsi de Souza Neto, também de Piracicaba, por 5/4 e 4/2 (sets curtos em razão das chuvas). E na final, vitória sobre o campineiro Caio Ferreira Grangeia por 6/4 e 6/1.

“Quando o Gabriel começou a treinar comigo, em meados de julho do ano passado, precisei realizar um trabalho para formatar a sua técnica e por isso não permiti que ele jogasse torneios durante um tempo. Depois de uns quatro meses, ele foi a alguns, mas sempre priorizando a técnica. A partir de fevereiro deste ano, teve um salto em relação à técnica e, consequentemente, na consistência do jogo, ficando um tenista mais regular”, comentou o professor e técnico Rogério Kawakami.

“Agora, programamos uma sequência de torneios para começar a ganhar ritmo. O Gabriel tem potencial, mas ainda precisa evoluir. Para os parâmetros do tênis, começou a treinar de forma mais intensa há pouco tempo. Normalmente, os jogadores já estão neste ritmo desde os 12 anos. A programação é que ele ganhe mais experiência em 2019 para que em 2020 comece em condições mais próximas dos juvenis mais experientes do circuito”, salientou Kawakami.

O treinador ainda ressaltou que “essa evolução que o Gabriel vem apresentando só foi possível devido aos seus parceiros de treinos, que também estão evoluindo bastante. O trabalho em equipe tem sido fundamental.”

De acordo com Kawakami, Gabriel Santon deve voltar às quadras para um torneio da Federação Paulista de Tênis (FPT) em maio, mas ainda não há confirmação quanto a datas e locais.