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Fortalecimento muscular para corrida de rua

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Falaremos hoje sobre a necessidade de associar o treinamento de fortalecimento muscular à corrida de rua. Segundo o especialista em treinamento, fisiologia, bioquímica e nutrição, Marco Aurélio Scomparin, “para a realização de atividades que requerem médio ou longo tempo de execução, caso das corridas de rua, com mais adeptos a cada dia, a qualidade física principal a ser desenvolvida pelo atleta é a resistência aeróbia, ou endurance cardiorrespiratória, porém, para melhorar a performance do praticante, não somente a capacidade cardiorrespiratória deve ser desenvolvida e aprimorada, mas a força muscular irá constituir-se num fator determinante e que permitirá ao atleta um nível de resistência superior ao de seus adversários.”

Fortalecimento muscularO fortalecimento muscular tem como principal objetivo tornar seus músculos preparados para estímulos adicionais, como subidas e até mesmo descidas. A corrida de rua proporciona importante impacto às articulações e toda musculatura das pernas, em função do grande número de repetições dos movimentos durante a atividade, somando-se o tempo de cada prova por terem média ou longa duração. A utilização de tênis adequado com seu tipo de pisada, como já vimos anteriormente, ajuda nessa absorção do impacto, porém necessitamos de mais cuidados.

Marco Aurélio ressalta que “nesse contexto entra a importância do treino de força em suas variáveis (força máxima e resistência de força), para que desta maneira toda musculatura dos membros inferiores que são requisitadas nos treinos e provas de corrida, absorva e distribua melhor todo impacto, deixando todas as estruturas das pernas como tendões, ligamentos, cápsulas articulares e a musculatura propriamente dita, preparadas adequadamente, formando um sistema integrado e preparado para suportar as cargas impostas pelo diferentes trajetos das corridas de rua.”

Mas mesmo com todo esse treinamento em dia, isso não significa que você estará livre de provável lesão, porém as chances das mesmas aparecerem serão muito maiores sem essa preparação específica. Marco Aurélio enfatiza que “cada esporte ou modalidade tem sua especificidade, ou resumindo, característica especial.”

Gosta de correr? Pratica corrida de rua por saúde, lazer ou por alta performance? Então faça o treino de fortalecimento muscular e tenha além de melhores resultados, mais segurança para sua atividade, diminuindo os riscos de lesões.

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