O JOGO

Emocionado, Fred Smania é homenageado na CM

Thiago Brochi e Fred Smania durante sessão solene na Câmara

Thiago Brochi e Fred Smania durante sessão solene na Câmara

Preparador físico, auxiliar técnico e gerente de vários times do futebol brasileiro, com destaque para Palmeiras e Atlético Mineiro, e com nome marcado na história do Rio Branco, Fred Allan Smania, 66 anos, recebeu a Medalha de Mérito Ayrton Senna em sessão solene na Câmara de Americana, na noite de terça-feira. A iniciativa da honraria foi do vereador Thiago Brochi.

Smania não escondeu a emoção durante a solenidade e em vários momentos conteve as lágrimas. A sessão foi acompanhada por diversos familiares e amigos do homenageado. Os ex-jogadores Aritana, Flávio Conceição, Agenor, André Cruz e Luiz Carlos também foram ao plenário do Poder Legislativo. O ex-árbitro José Henrique de Carvalho fez uso da Tribuna para enaltecer a trajetória de Smania no esporte.

“Não há como disfarçar. Estou, de fato, muito emocionado. Passa um filme da nossa vida ao receber essa honraria. Agradeço a todos pela presença e ao Thiago pela homenagem”, disse Smania. “Meu pai merece essa Medalha pelo profissional que é e pela pessoal maravilhosa que sempre foi na minha vida”, disse a médica Alana Smania, filha de Fred e que também utilizou a Tribuna da Câmara.

“A Medalha Ayrton Senna é a maior honraria dada por essa Casa no âmbito do esporte. Reconhecer o talento, o profissionalismo, o caráter e a história de sucesso do Fred trata-se de fazer justiça por tudo que fez no esporte ao longo de sua vida”, comentou Brochi. “Ao pesquisar sua carreira e ao ver a repercussão na cidade da homenagem, passei a admirá-lo ainda mais. Ele até conseguiu trazer meu pai aqui na Cãmara”, acrescentou o parlamentar.

No âmbito local, Fred Smania foi goleiro do Vasco da Gama e preparador físico do AEC (Americana Esporte Clube) e do Rio Branco, onde também exerceu a função de gerente de futebol e por inúmeras vezes foi técnico interino. Pelo clube americanense, conquistou o acesso à 1ª divisão em 1990 e foi campeão da Série A3 em 2012.

Smania também foi professor em escolas das redes pública e particular de Americana e trabalhou na área de esportes do antigo Decet (Departamento de Cultura, Esporte e Turismo) de Americana. Atualmente, é personal trainer.