O JOGO

Douglas Pitoli vence 2ª etapa do Pé de Chumbo

Marcelo Marusso, Douglas Pitoli e Rafael Contatto foram os melhores da Pro

Marcelo Marusso, Douglas Pitoli e Rafael Contatto foram os melhores da Pro

Douglas Pitoli foi o nome da segunda etapa da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo, na manhã de sábado (8), no Kartódromo San Marino, em Paulínia. Segundo colocado da primeira bateria e ganhador da segunda, ele foi o campeão da rodada com total de 46 pontos, 1 a mais que Marcelo Marusso, que ficou na segunda posição, e 3 a mais que Rafael Contatto, que fechou em terceiro lugar.

Ex-piloto profissional – foi campeão paulista da Fórmula 1600 e vice brasileiro da Fórmula Chevrolet nos anos 90 -, Pitoli está no Pé de Chumbo desde o ano passado e não havia vencido nenhum bateria até sábado. “Antes de entrar no Pé de Chumbo, que é um grupo fantástico, a última vez que tinha andado de kart foi em 1990. No ano passado, corri para me readaptar e agora estou me sentindo bem mais à vontade. Estou muito feliz pela vitória em Paulínia. É bom demais voltar a vencer aos 48 anos”, disse o campeão da etapa.

A bateria 1 no San Marino teve domínio de Marcelo Marusso, que largou na pole position e venceu de ponta a ponta. Pitoli andou o tempo todo na cola de Marusso, mas não conseguiu ultrapassar o líder. Nos trechos mais travados do circuito, Pitoli deu a impressão que pularia à ponta, mas Marusso defendeu bem a posição e garantiu a vitória, completando as 20 voltas em 17m57s233, vantagem de apenas 0s126 para seu principal adversário na pista. Pitoli cravou a volta mais rápida, com 50s868 na 14ª passagem.

Na bateria 2, o show foi de Douglas Pitoli. Com grid invertido entre os oito primeiros da prova anterior, ele largou em sétimo lugar, no entanto, antes de ser completada a primeira volta, já estava em terceiro. Na sexta volta, Pitoli partiu de vez para o ataque e ultrapassou Felipe Santo André (Tite), que vinha em segundo lugar, e Marcelo Contatto, que estava na liderança.

A partir daí, Pitoli voou baixo pela pista e recebeu a bandeira quadriculada da vitória, completando 19 voltas em 16m52s612, vantagem de 4s388 para Tite, que ficou na segunda colocação. Com 50s467 na 10ª volta, Marcelo Marusso registrou a passagem mais rápida da bateria.

Na somatória das duas baterias, Douglas Pitoli fechou com 46 pontos e faturou o título da etapa. Marcelo Marusso, com 45 pontos, foi o segundo colocado, enquanto Rafael Contatto garantiu o terceiro lugar.

Na categoria Light, o campeão da rodada em Paulínia foi Ricardo Travaglia, que fez 22 pontos com o 13º lugar na bateria 1 e o 14º na bateria 2 – as categorias Pro e Light correm juntas, porém, com pontuações distintas. Em segundo lugar ficou Carlos Barbosa, com 19 pontos. Cândido Neto (Garotinho), com o mesmo número de pontos, foi o terceiro colocado.

A 3ª etapa acontece no dia 6 de maio, no Kartódromo João Baptista Brum, em Limeira.

Classificação

Após duas etapas, o líder da categoria Pró da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo é Marcelo Marusso, que soma 89 pontos. Na segunda posição, com 86 pontos, está Douglas Pitoli. Tite Santo André é o terceiro colocado com 85 pontos e Rafael Contatto o quarto com 83. Fechando o Top 5, está Marcelo Contatto, com 76 pontos.

Na Light, liderança para Cândido Neto (Garotinho), que tem 40 pontos. William Saura e Carlos Barbosa, ambos com 33 pontos, estão, respectivamente, na segunda e terceira colocações – já considerados os critérios técnicos de desempate.

O 12º Campeonato de Kart Pé de Chumbo tem patrocínio da Sópneus (www.sopneus.com.br), Goodyear (www.goodyear.com.br), Paris Hidroluz e Aqualux (www.aqualuxamericana.com.br), Trevilub (www.trevilub.com.br) e Help Móvel (www.helpmovel.com).

Texto: Zaramelo Jr. > O Jogo

Foto: Marcelo Faé Ferreira > PDC Team

pdc testeira