O JOGO
  • -->

Corrida de rua para árbitros de futebol

TESTEIRA_CHECK-IN ESPORTIVO

Todos conhecemos a Corrida de Rua para certos segmentos, com seus objetivos específicos, como melhorar o seu estilo de vida, para atletas de alto rendimento, que buscam o podium, para atletas amadores que visam saúde, condicionamento, perda de peso e bem estar, mas esta atividade física abrange também outros aspectos para a preparação de outras atividades profissionais, que necessitam muito de ótimo condicionamento físico, como, por exemplo, o árbitro de futebol.

Mauricio Fioretti - assessor da Comissão de Arbitragem da FPF - siteSegundo Maurício Antonio Fioretti, o Maumau, árbitro da Federação Paulista de Futebol entre agosto de 1998 a dezembro de 2016, e hoje apitando nos principais campeonatos de minicampo de Americana e região, mesmo não sendo ´profissional´, uma partida de futebol exige que os árbitros corram durante os 90 minutos. Em média, o deslocamento de um árbitro está entre 12 e 15 km.

Isso representa mais que alguns atletas envolvidos propriamente no jogo. Para que o árbitro tenha bom desempenho, é necessário um treinamento específico, uma preparação adequada, para suportar todo o desgaste físico e ainda ter reflexos para tomar as decisões corretas em curto espaço de tempo.

O acompanhamento de um profissional especializado é de fundamental importância para que ele possa definir uma rotina de atividades que envolvam não só a corrida de resistência, com treinos mais longos, mas também de velocidade, arranques, mudança de direção, piques curtos, giros e tudo isso sem perder o foco na jogada. Não podemos nos esquecer que tudo isso, às vezes, tem que ser feito aos olhos de milhares de telespectadores e câmeras de televisão.

Fioretti destaca a importância de fazer todo treinamento especializado com a presença de um profissional da área, formado, com CREF (registro no Conselho Regional de Educação Física) para que sempre seja feito, além de um trabalho adequado e individualizado, um treinamento sem riscos de lesões.

Fioretti também é formado em Educação Física no ano de 1992, pela Universidade Metodista de Piracicaba, a UNIMEP. Os testes e avaliações para aprovação dos árbitros foram aprimorados durante os últimos anos. No início, era o famoso Teste de Cooper (12 minutos com um percurso mínimo de 2.700 metros), depois passou para 20 tiros de 150 metros (numa pista de atletismo de 400 metros o árbitro corria 150 metros em 30 segundos, caminhava 50 metros em 35 segundos, corria 150 metros, caminhava 50 metros até completar 10 voltas) e atualmente o teste exige 40 tiros de 75 metros (corre 75 metros, caminhada de 25 metros até completar 10 voltas), destaca Maumau.

A idade máxima para uma árbitro de futebol da FIFA, que era até 2016 rigidamente de 45 anos, pode agora chegar até os 50 anos, o que demonstra que tendo um treinamento adequado, esta atividade pode ter ganhos significativos de resistência, explosão, reflexo, sem contar com toda experiência adquirida.

E você, sabia da importância da Corrida de Rua para os árbitros de futebol?

ROGÉRIO PECCHIO, treinador de corrida e natação.

 

Vinheta Pecchio Run