O JOGO

Competição de crossfit é atração no ginásio do Zanaga

Marília Benetton TUC

A terceira edição do The Ultimate Challenge acontece neste final de semana (27 e 28), reunindo atletas de academias de crossfit de todo Estado, no Ginásio de Esportes Professor Roberto Polatti, no Antonio Zanaga. A organização é do Rovers Crossfit, box credenciado de Americana, através de seus diretores Rafael de Barros, Guilherme Andrello e Gabi Benassi. A expectativa é por disputas em alta intensidade.

De acordo com Barros, o número de inscrições deste ano é recorde dentro do TUC. Enquanto em 2018 foram 280 atletas, agora em 2019 vêm a Americana 400 competidores de mais de 50 academias do Estado. “Teremos representantes do litoral, da capital e de muitas cidades do interior”, salientou o organizador. “Polos importantes do crossfit, como Ribeirão Preto, Bauru, São Paulo, Santos e Guarujá, entre outros, estarão por aqui”, acrescentou.

Tanto amanhã como domingo, a programação começa a partir das 8h30. Serão cinco provas nos dois dias do The Ultimate Challenge, todas em trios. Os atletas são divididos em três categorias, de acordo com o nível atual de competição: Iniciante, Scaled (intermediário) e RX (avançado).

Não há cobrança de ingresso e o público de for ao ginásio do Zanaga, além de acompanhar a disputa com alguns dos principais atletas do crossfit, terá toda infra-estrutura à disposição. “Montamos até uma feirinha com material esportivo específico da modalidade”, frisou Rafael de Barros.

Além da competição, o TUC também tem caráter beneficente. Os organizadores doam 100 cestas básicas ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Americana. “Essa doação já faz parte do custo do torneio. Para o ano que vem, pretendemos que a ação passe para atletas e público, ou seja, quem for competir e assistir também colabora fazendo sua doação”, disse Barros.

Uma atração à parte do The Ultimate Challenge será a presença de Francisco Javier Toledo, o Chiquinho. Um dos principais nomes do crossfit do Brasil, ele, desta vez, não estará competindo e sim fazendo a locução do evento.