O JOGO
  • -->

Com placa descerrada, Marquinhos é eternizado no CC

Nalzira, Adelaide, Rose e Márcia: família ao lado da placa no CC

Nalzira, Adelaide, Rose e Márcia: família ao lado da placa no CC

Foi uma cerimônia simples e rápida, mas que, enfim, eternizou o nome de Marcos Augusto Sartore – Marquinhos – no campo de futebol do complexo do Centro Cívico, no Jardim da Colina, bairro em que o ex-goleiro do Rio Branco morou quando criança.

Na manhã de terça-feira (24), quase dois anos após a Câmara de Vereadores de Americana aprovar projeto de lei denominando “Campo de Futebol Marcos Augusto Sartore”, foi colocada e descerrada a placa neste sentido.

O descerramento foi feito pelo prefeito Omar Najar, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude Oswaldo Klein Neto (Foca) e a esposa de Marquinhos, Rosemeire Todero Sartore. A família do ex-goleiro também foi representada pela mãe Adelaide, a irmã Márcia e a prima Nalzira.

“Nossa família agradece a todos por essa homenagem, que consideramos justa ao atleta e técnico de futebol que foi o Marquinhos. Estamos muito orgulhosos e felizes porque foi justamente neste campo que ele brincou, treinou e jogou durante muitos anos. É o lugar perfeito para levar para sempre o seu nome”, disse Rose Sartore.

O projeto de lei que deu a denominação ao campo do Centro Cívico, em agosto de 2016, é de autoria do então vereador Marcelo de Barros Feola (Téo), que não pode acompanhar o evento desta semana por compromissos de ordem profissional, mas falou ao O Jogo.

“Quero deixar registrado meu agradecimento ao prefeito Omar e ao secretário Foca pelo reconhecimento à lei de minha autoria e pela colocação de placa. Cresci vendo o Marquinhos jogar e era fã dele. Fui presidente do Rio Branco e acompanhei de perto o trabalho competente dele como técnico. É uma alegria muito grande ver essa homenagem”, afirmou Téo.

“Essa é uma homenagem singela ao Marquinhos e espero que todos os familiares tenham gostado. O Marquinhos cravou o nome dele na história do Rio Branco e também na história do esporte de Americana”, disse Foca Klein.

MÃE DARÁ PONTAPÉ INICIAL EM JOGO

Alguns amigos de Marquinhos Sartore iniciaram mobilização, esta semana, para a realização de um jogo festivo e beneficente, em dezembro, no campo que agora leva o nome do ex-goleiro do Rio Branco. E o pontapé inicial, por sugestão do secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Americana, Oswaldo Klein Neto (Foca), será dado por Adelaide Sartore.

A ideia é reunir amigos pessoais de Marquinhos e antigos companheiros de futebol para a disputa de jogo no Campo de Futebol Marcos Augusto Sartore, no complexo do Centro Cívico. Além do caráter festivo, a intenção é realizar uma ação beneficente em prol de entidades assistenciais do município. A partida deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro.

Os amigos também estudam a possibilidade de um jogo anual, a partir de 2019, sempre no dia 26 de março, que é a data de nascimento de Marquinhos Sartore.

Goleiro com maior número de jogos pelo clube (127 no total, de acordo com o jornalista e historiador Cláudio Giória) e vice-campeão como técnico da Copa São Paulo Junior, em 2008, Marquinhos foi um dos grandes ídolos do Rio Branco.

Ele faleceu aos 48 anos na noite do dia 29 de novembro de 2012, em acidente automobilístico na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Americana. Teve dois filhos com Rose Sartore: Thiago e Mariana.

Marquinhos fez 127 jogos como goleiro do Rio Branco: recordista

Marquinhos fez 127 jogos como goleiro do Rio Branco: recordista