O JOGO
  • -->

Corredor oficial x “Pipoca”

TESTEIRA_CHECK-IN ESPORTIVO

Corredor oficial x “Pipoca”

pipoca 2A corrida de rua é um esporte que ganha cada vez mais praticantes em todo mundo. Na nossa região, por exemplo, existem muitos atletas, sejam iniciantes, intermediários ou de alto rendimento, o que, consequentemente, fez surgirem muitos grupos de corrida.

Paralelo a esse crescimento, houve também aumento significativo das provas de corrida, das mais diversas distâncias, intensidades, premiações. Os atletas tendo essa enorme gama de provas, orientados ou não por uma assessoria, querem participar da maioria delas, mas aí vem um inconveniente: o custo.

Segundo o organizador de eventos Marcos Tomaiolo, em uma prova de corrida de rua, são várias as preocupações e precauções que a empresa organizadora deve tomar em relação a participação de cada atleta. Existe toda uma logística, desde a preparação do circuito, número de staffs, preparação e entrega de kits, pré e pós prova, e montagem da arena pensando na comodidade e, principalmente, na segurança dos atletas, tanto em número de ambulâncias, socorristas contratados, seguro de vida, agentes de trânsito, e até mesmo a quantidade de copos de água por atleta destinada à hidratação.

Hoje, o custo para se organizar uma corrida séria, com todos os alvarás, autorizações e licenças necessárias, é bem alto, e ai cabe a uma boa empresa buscar bons apoiadores e patrocinadores para conseguir, além de todo esse suporte, também bom atrativo de premiação, brindes e, o mais importante, não repassar todos esses valores aos atletas, que são as principais estrelas.

E para tudo isso andar perfeitamente, é necessário e imprescindível que todos os participantes estejam inscritos e identificados (número de peito, camiseta do evento, chip cronometragem) em cada prova disputada. Ai a necessidade dos atletas se inscreverem e pagar as taxas quando existir, explicou Tomaiolo.

Você, amante da corrida, já correu sem estar inscrito? O atleta sempre deve estar inscrito, mas, em especial nesse momento em que vivemos, contra qualquer tipo de corrupção, contra o que é ilícito, vejo uma ação antiética correr sem estar inscrito, beber a água que não pagou, pegar o kit pós prova que não tem direito, levar uma medalha que não é sua.

Mas e se você só for sem inscrição, não pegar nada, assim é legal?

pipoca 1Marcos Tomaiolo disse que existem muitos corredores, os chamados ‘Pipocas’, que adentram a corrida e eventos com organização sem terem feito a inscrição. A rua é pública e não tem quem possa proibir a passagem dessas pessoas que se infiltram aos atletas inscritos, no percurso da corrida. No entanto, eles estão colocando tanto a segurança de si próprio quanto a de corredores devidamente inscritos em perigo, pois toda a prova é planejada para o número certo de atletas, tanto em hidratação, como socorrista, como espaço de prova.

Então cabe ao bom senso de cada um em participar sempre de uma prova devidamente inscrito e evitar que algum incidente aconteça, frisou Marcos Tomaiolo.

Sou treinador de corrida há mais de dez anos, oriento meus atletas a não participarem de nenhuma prova sem inscrição, além de uma questão ética, pela segurança de todos envolvidos.

ROGÉRIO PECCHIO, treinador de corrida e natação

Vinheta Pecchio Run