O JOGO
  • -->

Benefícios do pilates para corredores – parte 2

TESTEIRA_CHECK-IN ESPORTIVO

Como abordamos na semana passada, os benefícios do pilates para os corredores são de grande valia para que conquistem suas metas. Hoje, conforme combinado, vamos falar mais um pouco sobre o tema.

Alinhando a postura, resulta-se em menor gasto energético, melhor performance e resultados. O ganho de alongamento melhora a mobilidade entre as passadas e promove alivio de dores posteriores. Fortalecendo a musculatura, o corpo ganha capacidade de superar aos estímulos sem fadiga precoce. O aumento da capacidade pulmonar, desafia o corredor a estabelecer uma respiração diferente do que está habituado no dia a dia, dando melhor desempenho para a atividade realizada.

Trabalhando propriocepção e consciência corporal, adquire-se habilidade para contrair somente a musculatura necessária e sustentar os movimentos em casos de eventual desequilíbrio, prevenindo quedas, lesões e até mesmo fraturas.

pilates para corredores - parte 2 - reprodução internet

Ao apresentar a prática do pilates para corredores, de acordo com a fisioterapeuta Luana Scapolon, é necessário buscar requisitos para que o estimulo seja feito de forma assertiva e funcional, levando o atleta o mais próximo possível da sua realidade.

A prática traz de volta ao corpo fluidez e harmonia nos movimentos, o que é extremamente necessário para um bom desempenho nas corridas, tendo assim melhor controle sobre seu corpo; e sabendo realizar os movimentos que não sobrecarreguem estruturas desnecessárias, irá proporcionar melhor desempenho, conquistando excelentes resultados.

A prática do método pilates é muito rica em movimentos, podendo trabalhar grupos musculares que são mais requisitados durante a corrida, estimulando movimentos funcionais e fundamentais para um atleta. “Trabalhar com atletas é sempre muito prazeroso, pois estão sempre buscando melhorar, mantendo constância, foco e persistência”, afirma Luana.

Já falamos em outras edições da importância de fazer o treinamento correto, participando de uma assessoria de corrida de rua especializada, com profissionais capacitados. Invista também no trabalho de fortalecimento. Conheça o pilates! Com certeza, você sairá ganhando!

* ROGÉRIO PECCHIO, treinador de corrida e natação.

Vinheta Pecchio Run