O JOGO

Benefícios do pilates para corredores – parte 1

 

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O fortalecimento muscular para corrida de rua e necessário, essencial para um complemento mais que perfeito. Gosta de correr, precisa acrescentar, por precaução, a musculação ou o pilates. Hoje falaremos do pilates que, além do ganho no fortalecimento muscular, tem muitos outros benefícios para você atleta.

Para a fisioterapeuta Luana Scapolon, hoje em dia as corridas de ruas vêm sendo uma modalidade em destaque, ganhando muitos praticantes. A corrida tem se destacado por ser um esporte acessível e fácil de praticar em qualquer lugar.

Isso também nos chama a atenção para a quantidade de atletas sem orientação e a quantidade de lesões que vêm aparecendo nos consultórios para reabilitação. Como em qualquer outra atividade física praticada sem conhecimento e auxílio de um profissional capacitado, as lesões começam a aparecer.

coluna pecchio

Como vários eventos são propostos diariamente, as demandas de datas para participação dos atletas também se tornam em excesso e é necessário estar atento nos intervalos entre provas, pois são importantes para se preservar o corredor. É importante ressaltar a necessidade de sempre ter um profissional que possa ajudar montar o calendário de participação nas competições, dando tempo de descanso para o corpo entre uma competição e outra.

Por ser um esporte de movimentos repetitivos e de impactos nas articulações, é necessário um treino adequado para evitar lesões. É ai que o pilates se encaixa perfeitamente! O pilates tem por princípios: concentração, fluidez de movimento, controle, respiração, precisão ao movimento, proporcionando aos atletas grandes benefícios.

Pilates envolve condicionamento físico e mental. Seu maior objetivo é melhorar performance e esforço, de acordo com a integração de movimentos de uma forma única. O método pode ser utilizado tanto no treinamento para prevenção quanto na reabilitação de lesões já instaladas.

O atleta que consegue levar o conhecimento do métodos Pilates adquiridos em seus treinos, para suas corridas, consegue adquirir melhor consciência corporal, alongamento, amplitude e qualidade de movimentos das articulações trabalhadas.

Voltamos ao tema na próxima semana!

Vinheta Pecchio Run