O JOGO

Avulso e sem treino, trio conquista bronze no ciclismo

Burger, Mancini e Leão ficaram em 3º lugar (Reprodução do Facebook)

Burger, Mancini e Leão ficaram em 3º lugar (Reprodução do Facebook)

Por Zaramelo Jr.
O Jogo | 2015, 11 de maio

O trio formado por Estevam Ciampone Mancini e Guilherme Burger, de Americana, e Rafael Leão, de Campinas, conquistou a medalha de bronze na prova de velocidade por equipe (elite) no Campeonato Interestadual de Pista, realizado durante o final de semana (9 e 10), no Velódromo Municipal Miguel Stoco, no Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, em Americana.

Avulsos (pagaram a taxa de inscrição do próprio bolso e não competiram por nenhuma equipe) e sem realizar um treino sequer, Mancini, Burger e Leão surpreenderam e conseguiram o terceiro lugar na prova com o tempo de 1m10s183, ficando atrás apenas da vencedora Assis e da segunda colocada Osasco.

“Decidimos participar em cima da hora e não houve tempo para treinar. Como já conheço o potencial do Burger e do Leão, passei algumas explicações sobre os trechos em que não podíamos cometer erros e falei que tínhamos que buscar a volta mais rápida possível. E acabou dando certo, com um resultado surpreendente”, avaliou Mancini, que além de ciclista também é técnico da modalidade.

Estevam Mancini disputou ainda as provas dos 200 metros (quarto lugar) e do km contra o relógio (quinto).

Como o novo comando da Secretaria de Esportes de Americana, que assumiu em 9 de janeiro deste ano, optou por extinguir as equipes de competição, vários ex-ciclistas locais disputaram o Interestadual representando outras cidades.

Os principais destaques foram Caio Moretto Buoni, que venceu a prova dos 200 metros e ficou em segundo lugar no km contra o relógio, e Leandro De Larmelina, que ganhou na kirin. Buoni agora é da equipe de Ribeirão Preto, enquanto De Larmelina defende Santos.

O Interestadual trouxe a Americana aproximadamente 120 ciclistas de equipes importantes, como Santos, Boituva, Rio Claro, São José dos Campos, Iracemápolis, Criciúma-SC, Osasco, Assis, Suzano, Araçatuba, São Bernardo do Campo, Piracicaba, Jundiaí, Ribeirão Preto, Foz do Iguaçu-PR e Indaiatuba, entre outras.

A disputa foi nas categorias elite, junior e juvenil, tanto no masculino como no feminino, e valeu pontos para os rankings da Confederação Brasileira e da Federação Paulista.