O JOGO
  • -->

As 11 opções de Tite para a Copa da Rússia

TESTEIRA RENAN

– Esclareço que escrevo a coluna logo após o Professor Adenor anunciar a nossa Seleção Canarinho, na tarde de terça-feira (15), satisfeito com a convocação salvo quatro nomes (Cássio, Fágner, Fred e, principalmente, Taison). E esclareço também que hoje vou tentar pensar como Tite e trazer os 11 nomes que ainda não foram revelados (lembrando que o zagueiro Dedé é o único em “stand bye” que teve seu nome aberto).

– Para o gol, o quarto nome tem tudo para ser o de Neto, do Valência. Por questão de lógica e de sequência, me parece que o nome do jovem goleiro deve ter sido o quarto a ser lembrado, mesmo com as minhas sempre importantes ressalvas quanto aos momentos de Grohe (Grêmio), Jailson (Palmeiras) e Vanderlei (Santos).

– Na lateral-direita, o terceiro jogador convocado tem tudo para ser Rafinha, do Bayern, que também já teve o nome chamado por Tite, bem como pelo lado esquerdo quem deve ter sido lembrado é Alex Sandro, da Juventus, que disputou páreo-a-páreo com Filipe Luis a vaga de reserva do “cracasso” Marcelo!

– No miolo de zaga, além de Dedé, é bem provável que Rodrigo Caio esteja na lista, haja vista que o bom jogador são-paulino disputava a última vaga dos 23 com Pedro Geromel, ao menos ao que constava para todos os membros da imprensa.

RODRIGUINHO DO CORINTHIANS– Na meia, Arthur, do Grêmio; Giuliano, do Fenerbahçe; Rodriguinho (foto), do Corinthians e Anderson Talisca, do Besiktas, devem ser os nomes que aguardam em “off” a chamada de Tite, salientando que nada me tira da cabeça que todos tem mais condições de integrarem o grupo principal do que Fred, do Shaktar, e talvez por isso o nome do meia ex-Inter seja um dos mais contestados da lista!

– Willian José, do Real Sociedad, e Luan, do Grêmio devem fechar 10 dentre os 11 nomes que estou imaginando terem sido colocados por Tite em espera, o primeiro por ter característica “única” entre os 35 nomes e o segundo por ser o craque que é – razão até que o faz pressionar, e muito, a convocação de Taison, do Shaktar, que deve ir para a Copa passear…

– O último nome deve ser o que vai causar mais polêmica, mas estou tentando pensar como Tite e arguir os nomes por ele deixados de fora. Acredito, sinceramente, que o último nome seja um jogador de lado de campo e velocidade. Refleti muito e pensei em nomes como de Lucas Moura, do Tottenham, e Everton, do Grêmio, mas tendo em vista a capacidade de desequilíbrio e improviso, estou convencido de que o último nome é o de Keno, do Palmeiras, um dos únicos que joga na equipe alviverde.

– Sei que há grande probabilidade de erro neste nome, tanto considerando os nomes acima (Lucas e Everton), quanto pensando em outros nomes (Thiago Neves, do Cruzeiro; Paquetá, Diego e Vinicius Júnior, do Flamengo; Richarlison, do Watford etc.), mas vejo na capacidade de drible e na velocidade de Keno as características de improviso buscadas por Tite para os atletas de lado de campo, do meio para frente, por isso meu palpite.

– Ademais, e buscando amenizar os mais exaltados, não acredito que Keno seja nem de perto a primeira opção, mesmo em caso de lesão de alguém que atue pelos flancos (Neymar, Coutinho, Douglas Costa, William ou Taison), pois para mim há espaço para Luan, que é muito mais craque, ou até para a convocação de alguém que atue mais centralizado para novas opções.

– Vamos ver se, começando a competição, teremos a divulgação da lista para confirmarmos se os palpites acima passaram perto (ou não…). Pra frente, Brasil, salve a Seleção!

Fraternal amplexo.