O JOGO

Apesar da crise, Americana segue favorita nos Jogos

Didi Batista deve brigar por medalha com o handebol feminino

O técnico Didi Batista deve brigar por medalha com o handebol feminino

Nem mesmo a crise financeira sem precedentes vivida atualmente pelo esporte de Americana tira da cidade a condição de favorita ao título da 58ª edição dos Jogos Regionais, que acontece em Itatiba entre os dias 2 e 19 de julho. É verdade que, pela falta de pagamento por parte da prefeitura, a grande maioria das 47 equipes que vão à competição perdeu atletas importantes, mas não é menos verdade que os principais adversários também tiraram o pé do acelerador e não farão investimentos pesados como em anos anteriores.

Fissurado para ser campeão de Jogos Regionais, o secretário de Esportes Mario Antonucci, estrategicamente, adotou discurso mais ponderado em relação ao desempenho de Americana em Itatiba. O dirigente tem dito que será difícil brigar pelo título, mas ele sabe que, como ocorreu em 2013, apenas Rio Claro pode atrapalhar os planos americanenses.

Experiente, Antonucci usa as palavras com dois objetivos bem claros e definidos. Primeiro, tirar o peso da responsabilidade do título dos ombros dos atletas que aceitaram disputar os Jogos Regionais por Americana mesmo sem receber salários e ajuda de custo há três meses. Segundo, preparar o terreno caso o município seja mais uma vez derrotado por Rio Claro.

No ano passado, também em Itatiba, Rio Claro interrompeu a sequência de títulos de Americana nos Jogos Regionais por apenas um ponto: 307 a 306. Se agora os americanenses têm desfalques em boa parte das 22 modalidades, os rioclarenses fizeram bem menos contratações do que em 2013, o que, teoricamente, nivela a disputa entre as duas cidades.

Na temporada passada, quem mais se aproximou de Americana e Rio Claro foi Hortolândia, que totalizou 186 pontos, ou seja, significativa diferença para os dois primeiros colocados. Mesmo que quem chegou à frente faça menos pontos e quem ficou atrás melhore a pontuação, é pouco provável que ocorra alguma mudança drástica em termos de classificação.

Americana, Rio Claro e Hortolândia fazem parte da 1ª Divisão dos Jogos Regionais, ao lado de Campinas, Itatiba, Bragança Paulista, Indaiatuba, Limeira, Vinhedo e Atibaia.

Texto: Zaramelo Jr. | Zara

Foto: O Jogo | Arquivo