O JOGO

Americana ganha time de futebol americano

Por Maurício Vargas

Especial para O Jogo | 2015, 9 de abril

Os treinos são realizados na praça de esportes do São Pedro

Os treinos são realizados na praça de esportes do São Pedro

O futebol americano invadiu o Brasil. O esporte é o que mais cresce no país: a audiência das transmissões da NFL aumentou 132% em 2014, já é possível encontrar torcedores nas ruas com a camisa do seu time preferido e novas equipes surgem para participarem de campeonatos cada vez mais organizados e disputados.

E pela primeira vez Americana, cidade com raízes nos Estados Unidos, tem um time de futebol americano: o Americana Weavers. Fundado no início de 2015 e seguindo a tradição do esporte em utilizar nomes em inglês para as equipes, o time recebeu o apelido de “Weavers”, que significa “tecelão”. “É uma homenagem à tradição têxtil da cidade. No nosso distintivo usamos as cores da bandeira de Americana, que são também as cores da bandeira dos Estados Unidos”, explicou o técnico do time, Rafael Camargo.

O Americana Weavers disputa a modalidade “flag”, de contato reduzido, em que os atletas utilizam um cinto com uma bandeira (flag) de cada lado da cintura. Cada equipe atua com oito jogadores e o objetivo é chegar com a bola oval ao final do campo de defesa do adversário, chamado de “end zone”. As regras são similares às do futebol americano profissional, mas para parar a jogada não é permitido derrubar o adversário, e sim retirar uma das bandeiras do cinto. Para o futuro, o objetivo é disputar a modalidade principal, o tackle.

O time está em fase inicial de treinamento e busca patrocínio e novos jogadores. “É um esporte novo, então muitos ainda não conhecem. Mas não é violento como se pensa: todos podem jogar, o alto e o baixo, o gordo e o magro, em qualquer faixa etária”, disse Camargo. Segundo o técnico, por ter transmissão dos jogos da NFL na TV paga, os jovens se interessam muito pelo esporte e são um público alvo para os possíveis parceiros. O time é composto por atletas amadores, e busca patrocínio para custeio dos equipamentos, viagens e treinamentos.

O Americana Weavers treina todos os sábados, às 16 horas, e domingos, às 9 horas, no campo da Praça de Esportes Marcos Antonio Gobbo, no Jardim São Pedro. Para fazer parte do time ou mais informações, acesse a página da equipe no Facebook.

AMERICANA WEAVERS NO FACE

www.facebook.com/AmericanaWeavers