O JOGO

Alcântara vai ao limite e completa maratona em SC

Alcântara foi o 15º colocado na prova em Santa Catarina

Alcântara foi o 15º colocado entre mais de 600 atletas

Especialista em corridas de rua, Renan Alcântara, tenente da Polícia Militar de Americana, teve que ir ao limite físico e emocional para completar a sua primeira maratona. Sábado (1º), ele disputou a Mizuno Up Hill Marathon e percorreu os 42.195 metros em 3h39m56, desempenho que garantiu-lhe o 15º lugar na classificação geral entre mais de 600 atletas de todo país.

A maratona foi realizada em Santa Catarina, com largada em Treviso e chegada no mirante do Bom Jardim da Serra, após passagem por Lauro Muller. O momento crucial da prova, na subida da Serra do Rio de Rastro, foi no período noturno, o que aumentou ainda mais o grau de dificuldade.

O resultado final superou as expectativas de Alcântara, que planejava ficar entre os 20 melhores da Mizuno Up Hill. E motivos para comemorar ele teve de sobra, principalmente em termos de superação pessoal.

“Eu achava que era um atleta amador realizado por ter completado 13 provas de 21 km. Agora posso bater no peito e dizer “sou maratonista!” e fiz a estreia num lugar sinistro”, disse Alcântara, que, ao final da prova, precisou de atendimento médico em razão do desgaste. “Tive início de hipotermia, mas tudo voltou ao normal com dois litros de soro”, frisou.

EMOÇÃO

Perto do km 33 da prova, Renan Alcântara (Colégio Objetivo Americana e Esper Embalagens) contou que trocou a corrida por caminhada. “Nunca, em mais de 100 corridas de rua, eu havia andado. Parece que o corpo pedia, pois, em dado momento, novamente estava trocando trote por passos e volta ao trote. Assim foi”, explicou.

O tenente da PM fez uma revelação emocionante em sua página no Facebook. Segundo ele, ao avistar um ponto de hidratação, caminhou em direção aos “staffs”, ajoelhou-se e pegou o chaveiro que carregava com a fotos dos filhos: “Olhei para eles e segui.” Até finalizar a maratona, Alcântara olhou diversas vezes para o chaveiro… e conseguiu!