O JOGO
  • -->

Hidroginástica aliada ao treino de corrida de rua

TESTEIRA_CHECK-IN ESPORTIVO

A hidroginástica é uma atividade física aeróbia, feita dentro da água, geralmente em piscinas com profundidade de 1,40m a 1,60m, com duração de 45 minutos, com temperatura da água entre 30° e 31°, oferecendo impacto reduzido sobre as articulações de membros inferiores e principalmente da coluna. Além disso, oferece ainda menor sobrecarga cardíaca e apresenta menor ou baixo índice de dor muscular no pós exercício.

coluna pecchio 724É um excelente regenerativo.

Engana-se quem ainda pensa que os exercícios aquáticos são modalidades somente para a terceira idade ou para reabilitação. Hoje já está comprovado que os exercícios dentro da água gastam quantidade de calorias uma vez e meia maior que a mesma modalidade no solo, e a resistência da água chega a oito vezes mais que a do ar. Assim também são capazes de tonificar os músculos.

Então, por que atletas ou apenas corredores de fim de semana devem procurar aliar a HIDROGINÁSTICA com o seus treinos para CORRIDA?

Muitos fisiologistas usam a hidroginástica para a regeneração muscular pós prova, ou para intervalar aqueles treinos mais pesados ou mais fortes, causando assim um tempo menor de descanso entre um treino e outro ou uma prova e outra.

Já para os atletas de fim de semana, a HIDROGINÁSTICA vem como preparação física a mais e como variação de treino, pois os benefícios são enormes, como:

1. Melhor desempenho e condicionamento cardiovascular;

2. Melhor desempenho de coordenação motora;

3. Relaxamento muscular;

4. Melhora a postura;

5. Fortalece a musculatura;

6. Diminui o percentual de gordura no corpo;

7. Melhora a respiração;

8. Melhora a circulação sanguínea;

9. Contribui para o emagrecimento;

10. Melhora a flexibilidade;

11. Combate o estresse;

12. Melhora a qualidade de vida.

Segundo Marcos Tomaiolo, professor de natação e diretor academia Splash, em Nova Odessa, “no caso de atleta profissional, pode ser feito também um trabalho individual, no qual ele não precise se submeter aos exercícios tradicionais da hidroginástica. Outra atividade muito boa é o Deep Runner, uma modalidade de hidroginástica realizada em piscina com profundidade maior, sem o contato com o solo, usando colete e caneleiras. Aqui na Splash, já realizamos trabalhos com vários atletas e também com amadores que tiveram ótimo aumento em suas performances nas provas. Super indico a hidroginástica como aliado à corrida.”

Para seu lazer, regenerativo, ganho de condicionamento, complemento do seu treino, a hidroginástica é uma ótima atividade física!

* ROGÉRIO PECCHIO, treinador de corrida e natação

Vinheta Pecchio Run